Livro Quando aqui estavas de Daisy Whitney (Opinião)


Sinopse: 
   A mãe de Danny perdeu a batalha de cinco anos contra o cancro, três semanas antes de ele acabar o secundário - o dia porque ela mais esperara. Agora Danny fica sozinho, apenas com as suas memórias, o seu cão, e a ex-namorada que lhe destroçou o coração. Não sabe o que fazer com a casa, o que dizer no discurso da formatura, e muito menos como viver ou ser feliz. Então uma carta de uma amiga da mãe em Tóquio fá-lo largar tudo e viajar até ao outro lado do mundo para descobrir os segredos da mãe – e perceber por que motivo os seus últimos meses foram tão cheios de alegria. Porém, não é capaz de encontrar as respostas ou de fugir às complexidades da sua relação com Holland apenas por atravessar o oceano. Porém, entre as flores de cerejeira, os templos e as multidões da cidade de néon, e com a ajuda de uma jovem japonesa amiga da mãe, começa a ver que talvez não tenha sido a magia antiga ou os tratamentos místicos que faziam a mãe regressar ao Japão. Talvez o segredo de como viver resida na forma como ela morreu. E como amou.

Opinião:
   Apesar de preferir livros do fantástico, por vezes gosto de ler alguns que se focam na vida real. No caso deste livro, foi a sinopse que me chamou à atenção e fez com que o quisesse ler pois penso que todo o ser humano procura as respostas de como viver, como amar e como morrer.
   O livro transmite de forma profunda e intensa o sofrimento de Danny, que apenas com 18 amos fica sozinho ao perder a mãe. Cada palavra de Danny é,  especialmente no início do livro, carregada de desespero, solidão e sentimentos de vazio, parece que Danny se perdeu e que não vai voltar a encontrar-se. 
   O facto de ser um personagem masculino a transmitir-nos estes sentimentos foi algo que achei muito interessante pois, de um modo geral, a maioria dos escritores utiliza personagens femininas quando quer demonstrar estes sentimentos de vazio, perda e sofrimento. Assim, é de notar que apesar do sofrimento estar presente de modo constante, a forma como este é expressado difere de outros livros que já pude ler que abordam o assunto da perda.
   Quando o personagem parte para Tóquio é extremamente interessante "ver a cidade pelos seus olhos", existindo nesse ponto uma série de referências a termos, tradições e lendas próprias da cultura Japonesa. Toda a acção que se desenrola em Tóquio foi para mim a melhor parte do livro pois é um local que eu pessoalmente adoraria visitar. 
   Contudo, Danny ainda vai vivênciar algumas surpresas e descobrir factos do passado, que o afectam directamente, que ele nem sonhava existirem. Vai haver espaço para revolta, tristeza, aceitação, reconciliação e sobretudo entendimento de algumas acções que até ali eram para ele impossíveis de compreender, principalmente por serem tomadas pelas pessoas que ele mais amou/ama.
  Temos ainda a Sandy Koufax, a cadela de Danny, que é absolutamente deliciosa enquanto personagem pois tem um papel essencial na vida deste. Danny por seu lado mostra-nos como deve ser tratado um animal de estimação, pois para ele Sandy é um membro essencial da sua família.
   No final da história, Danny acaba por descobrir que deve e pode ainda aproveitar a vida logo que derrube os muros que construiu à sua volta.
   É um livro intenso mas ao mesmo tempo de leitura muito acessível que recomendo sobretudo a quem gosta deste tipo de histórias mas também a quem de alguma forma se debate com as questões abordadas neste livro e quer encontrar um sentido para a perda. 
   O livro surpreendeu-me pela positiva e acabei por gostar muito mais do que estava à espera pois existem factos na história que não são nada óbvios e posteriormente conseguimos ficar totalmente surpreendidos com o rumo que esta vai traçando.

12 comentários:

  1. I need to find out if the book is available in English. Lovely blog here btw! Would you like to follow each other on GFC? Please let me know on my blog so I can follow back. Thank you.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much for telling me, the translator didn't work, still doesn't, anyway, I'll will check it out, the title sounds promising, tho. Just followed you back on GFC #48 Please keep in touch. xoxo

      Eliminar
  2. Straight to my wishlist!
    Kisses dear!
    www.alphasdreams.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, escolhi-te para a Tag Liebster Award, uma TAG pensada para divulgar blogs ainda bebés, ou seja, com menos de 200 seguidores. No meu blog tens todas as instruções: http://trivialidadesliterarias.blogspot.pt/2015/03/tag-liebster-award.html

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia mas fiquei com curiosidade :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  5. It looks very interesting. X

    Follow me on GFC, I always follow back !
    WWW.HEKYMA.COM

    ResponderEliminar
  6. a great blog, I like your style. Would you like to follow each other? let me know

    Sibaritismosdeinma

    ResponderEliminar
  7. Love your blog dear! Would you like to follow each other? Let me know! =D

    http://crisisbeauty.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  8. hello dear I love your blog :) new follower please follow back ;)
    http://shanaticlandiablog.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  9. Hey,
    I really like your Blog! Would you like to support each other and follow via GFC? If yes follow me and then I follow you 100% back. Hope we stay in touch :)

    Greetings, Sophia xx
    Blog: www.sophias-fashion.de
    Instagram: sophiaton_

    ResponderEliminar
  10. Looks so good. New post on my blog, I will be hapy if you come and see. Tahnks for visiting my blog. Keep in touch, dear. Kiss

    http://mylovelyfashionbih.blogspot.com/

    ResponderEliminar