Que começem as Feiras Medievais...

   Hoje, decidi trazer outro post com um tema que ainda não abordei aqui mas que também faz parte das minhas paixões. Vou falar-vos de feiras medievais. Não sei bem como expressar o meu gosto imenso por este tipo de eventos.
   Desde cedo que sempre fui atraída pelo património histórico, a grandeza dos castelos e muralhas sempre me impressionaram e me cativaram pela sua imponência e beleza. Além deste facto, os trajes da época eram também, na sua maioria, de uma beleza impressionante. Por outro lado, tínhamos os célebres torneios onde era muita vezes defendida a honra e resolvidas quezílias que de outra forma não tinham, na época, solução. Considero pois, que esta noção de lutar por aquilo em que se acredita, de defender aquilo que consideramos certo, e que tanto me atrai nestes torneios, é muitas vezes abandonada nos dias hoje. 
   Temos ainda a música que, pelo menos no meu caso, me deixa com vontade de dançar instantaneamente e me transporta exactamente para uma outra época, dando-me uma sensação de leveza que não consigo explicar.
   Mas sobretudo, numa feira medieval, sinto que não preciso de me preocupar com convenções, posso soltar-me, rir, descontrair e ser eu mesma, sinto-me sempre à vontade, sinto-me sempre em "casa". Não vale a pena ir para um feira medieval se não for para nos divertirmos e estarmos no espírito da época.
   Claro que na época medieval existiam muitas coisas negativas, assim como existem em todas as épocas. Mas são as positivas que se festejam nas feiras de hoje em dia, e é a história do nosso passado que se recria e pode ser vista e aprendida de forma diferente e mais interactiva, até mesmo para os mais novos.
   Outro ponto que me atrai nas feiras medievais são os artesãos que, não sendo nestes eventos, muitas vezes nem sabemos que existem e não temos noção dos belíssimos trabalhos que algumas pessoas são capazes de executar. 
   Algumas feiras têm mais rigor histórico, rigor a nível de trajes e linhas temporais de história, do que outras. Pessoalmente as minhas favoritas são a de Óbidos pois vivesse a cem por cento o ambiente medieval, onde quase todas as pessoas alugam o seu próprio traje, e a de Sta Maria da Feira, onde a história é recriada de uma maneira intensa, fiel e belíssima, deixando qualquer um rendido às maravilhosas actuações. 
   Tendo em vista esta minha paixão decidi que irei fazer um post mensal dedicado às feiras medievais a decorrer em Portugal. Visto que estamos no final do mês de Fevereiro, e as datas das feiras começam a ser divulgadas, deixo-vos o calendário das feiras medievais que vão decorrer em Março que retirei da página do facebook Feiras Medievais em Portugal, que estou sempre a seguir atentamente. Quando eu estiver presente em alguma das feiras, escreverei posteriormente uma opinião aqui no blog e partilharei com vocês algumas das fotos que tirarei nesses eventos.
Aqui ficam as datas, até breve...

Feira Medieval de Odivelas (De 13 a 15 de Março de 2015)   
Feira Medieval de Corroios (De 19 a 22 de Março de 2015)   
Feira Medieval de Arzila (De 20 a 22 de Março de 2015)   
Vila Ruiva Medieval (28 e 29 de Março de 2015)

2 comentários:

  1. Bom dia minha querida!!!
    Também adoro feiras medievais e ainda bem que estão quase, quase a começar.
    Beijocas

    ResponderEliminar