Margarida e o Lobo, de Sérgio Mendes (divulgação)

segunda-feira, outubro 22, 2018

Ficção Juvenil
Ilustração: Ângela Vieira
Formato: e-wook / capa mole
N.º páginas: 84
PV: 4,99€ / 11,00€ 

Margarida e o lobo, uma mágica fábula sobre o valor da amizade

   A Coolbooks publica Margarida e o lobo, um título para os seus leitores mais jovens, da autoria de Sérgio Mendes e ilustrado por Ângela Vieira. Depois de O quarto da mãe, o extraordinário romance de estreia publicado em maio deste ano, o autor – que em 2015 venceu o Prémio Literatura Infantil Pingo Doce – apresenta aos leitores mais jovens uma história em que o valor da amizade e a pureza e ausência de preconceitos de uma criança são a garantia de um sonho realizado e de um final feliz.
   Com a errância de um poeta, Sérgio Mendes encontrou a inspiração para este livro durante um sonho com Sophia de Mello Breyner Andresen. Com o rigor de um cientista, organizou os pensamentos e deixou que a história da pequena Margarida fosse permeada pela influência da obra de Sophia.
   Sobre Sérgio Mendes e aquando da publicação de O quarto da mãe, João de Melo afirmou: “O leitor pasma à medida que se cumplicia sem reservas com este menino-homem que, sozinho, zela pela mãe pianista por entre os labirintos estreitos da fome, a prostituição dita elegante, o amor numa espiral de solidões e trevas familiares. Aí está um autor genuíno e na plenitude da sua escrita, com uma prosa simples, profunda, que não recua no uso dos diálogos, antes os incorpora na dinâmica viva da narrativa. Sérgio Mendes não é só um nome. Passámos a ter nele uma voz inspirada e original da literatura. Aconselho vivamente!”

SINOPSE
   Esta é a história de uma menina chamada Margarida, que aprendeu a viver sozinha. Num dia azul, perto da árvore onde costumava brincar, aparece um pequeno lobo cinzento. Todos lhe dizem que é melhor levar o lobo para a floresta e abandoná-lo, mas a Margarida não aceita fazê-lo.
   Ambos irão percorrer florestas mágicas, viver aventuras planetárias e atravessar oceanos desconhecidos. Percorrem o mundo real até encontrarem uma quinta que mais parece um lugar imaginário. No final, acontece a coisa mais bonita que se pode imaginar. Acontece aquilo em que as crianças ainda acreditam. E é preciso ter muita coragem para isso...

O AUTOR
   Nasceu em 1974. Cresceu em Guimarães, no meio dos livros de poesia e filosofia do pai, nas florestas e campos da aldeia da avó materna. Estudou Física e escreveu poesia durante a maior parte da sua vida, até ao dia que teve um sonho com Sophia. Tem duas filhas, Margarida e Sofia, com quem vive na Maia.



Poderá também gostar de…

1 comentários

  1. Um bom presente para o Natal (ou para qualquer altura) que realça importantes valores.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg