Isto Acaba Aqui, de Colleen Hoover (opinião)


Sinopse: 
   O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa? Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar um nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.
   Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.
   Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde? Terá força para interromper o ciclo?

Opinião: 
   Desde a sua publicação que este livro me chamou à atenção. É verdade que tem uma capa maravilhosa, mas para além disso foi mesmo título e, posteriormente, a sinopse que me levaram a pensar que esta seria uma leitura obrigatória para mim.
   Já tinha lido um outro livro da autora, "Amor Cruel", mas nada me poderia preparar para a intensidade com que vivi a leitura desta história, nem para a forma como a mesma se gravou na minha mente.
   A autora agarra-nos logo desde o início, pois a história começa de uma forma bastante engraçada e original. A partir do primeiro capítulo, fiquei sempre ansiosa para ler os seguintes o mais depressa possível, de forma a descobrir o que vinha a seguir e mergulhar ainda mais nesta narrativa.
   Os personagens são incríveis, acabei por me identificar sempre com algum deles em algum momento da história, ou tive a tendência de compará-los com pessoas que conheço na vida real. Penso que este facto é um dos grandes dons desta escritora, não nos limitamos a ler as suas histórias, a dada altura estamos mesmo a vivê-las de forma bastante intensa.
   No meu ponto de vista, outro ingrediente essencial é a maneira como a história está organizada, permitindo-nos absorver o passado e presente dos personagens, e entender em que medida esse passado está a influenciar as suas escolhas actuais.
   Não vou mentir, o livro tem um lado bastante dramático e carregado de um grande peso emocional, a história muda de um lado romântico e sonhador para um autêntico pesadelo, dando uma volta de 360º que para mim foi um enorme "murro no estômago", pois eu não queria acreditar que as coisas fossem realmente tomar aquela direcção. Ainda assim, também acaba por ter momentos mais leves e descontraídos que chegam mesmo a ser cómicos. É daquelas narrativas que nos levam do riso às lágrimas com muita facilidade e sem qualquer aviso prévio.
   Este é sem dúvida um livro muito intenso, com um tema e mensagem muito fortes, actual e de extrema importância, que nos deixa a reflectir em vários pontos do mesmo. O tema principal chega até nós com um realismo impressionante, a autora fez realmente um excelente trabalho ao mostrar-nos a forma como a Lily pensa e, a meu ver, está muito fiel ao que será certamente o pensamento de muitas pessoas que passam por estas situações. 
   Gostei tanto deste livro, que espero ter a oportunidade de ler mais livros desta autora pois posso dizer que fiquei fã. Contudo, confesso tenho algum receio que os outros livros não sejam tão bons como este e fique um pouco desiludida. Ainda assim, acho que vou dar-lhes uma oportunidade!
   Em suma, recomendo mesmo a leitura deste livro! É uma leitura viciante, intensa, que nos leva à reflexão e permanece gravada na nossa mente.

Classificação:

8 comentários:

  1. Os teus motivos estão sendo os meus, é incrível como chama atenção o conjunto Capa título e Sinopse. E quem nunca passou por essa situação e desamor?! Dói mas passa.

    ResponderEliminar
  2. Love your post dear! If you want you can check out my blog.I write about fashion, beauty, and lifestyle.Maybe we can follow each other and be great blogger friends!

    http://herecomesaajla.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  3. Um livro que está na minha estante (a fazer companhia a todos os outros da autora), e que inacreditavelmente ainda não li (nenhum!). Com tantos livros a saírem, uma pessoa não dá conta de todos, não é? Mas ainda fiquei mais curiosa depois de ler a tua opinião sobre ele ;-)

    ResponderEliminar
  4. Faz tempo que ando para ler livros desta autora, adorei a opinião :)

    ResponderEliminar
  5. Não conheço a escrita desta autora, pois nunca li nada dela, quem sabe possa vir a ler este... ;)

    ResponderEliminar