Iniciativa da Porto Editora e Fundação José Saramago, com apoio das Livrarias Bertrand, FNAC e várias livrarias independentes, pretende angariar fundos para a operação "Embondeiro", da Cruz Vermelha Portuguesa.
Nos próximos dias chega às livrarias uma edição especial de O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, exclusivamente dedicada à angariação de fundos para apoiar o trabalho da Cruz Vermelha Portuguesa na assistência às vítimas do Ciclone Idai.
Esta é uma iniciativa conjunta da Porto Editora, da Fundação José Saramago e herdeiras do Escritor, que envolve também as Livrarias Bertrand, a FNAC e várias livrarias independentes, sendo que todas as receitas e direitos de autor relativos à venda deste livro serão doadas a favor daquela instituição.
Pilar del Río, Presidenta da Fundação José Saramago, afirma, a propósito desta iniciativa, que esta é uma maneira mais de tornar efectiva a ética da responsabilidade, que José Saramago defendia como norma fundamental de convivência.
Para Vasco Teixeira, Administrador e Director Editorial do Grupo Porto Editora, o envolvimento no movimento colectivo de apoio ao povo moçambicano foi espontâneo: "logo nos primeiros dias, a nossa editora em Maputo, a Plural Editores Moçambique, mobilizou-se no apoio directo através do fornecimento de bens essenciais. Agora, com esta edição especial, esperamos dar mais um contributo para que quem está no terreno possa dar a melhor ajuda. Perante a dimensão da catástrofe, o envolvimento de todos é fundamental".
Esta edição exclusiva de O Conto da Ilha Desconhecida, que José Saramago acabou de escrever a 27 de Março de 1997, i.e., há 22 anos e alguns dias, como deixou registado no Volume V dos Cadernos de Lanzarote *, estará disponível nas Livrarias Bertrand, na FNAC e em várias livrarias independentes, devidamente identificada com uma mensagem alusiva à iniciativa.
Publicado, pela primeira vez, em 1997, pelo Pavilhão de Portugal – Expo 98 e pela Assírio & Alvim, este conto narra uma história de optimismo e perseverança na concretização dos sonhos, protagonizada por um homem que procura um barco para navegar até uma ilha que ninguém sabe existir. O Conto da Ilha Desconhecida foi por diversas ocasiões alvo de edições especiais para apoiar a Cruz Vermelha em campanhas de reconstrução de países afectados por catástrofes naturais, como em El Salvador ou na Colômbia.
Em 2010, em resposta ao forte terramoto que destruiu o Haiti, a Fundação José Saramago colaborou também com a Cruz Vermelha, então com uma edição especial deA Jangada de Pedra, cujas receitas reverteram, na totalidade, para apoiar a reconstrução do país. No seu Caderno, José Saramago escrevia então o texto que pode ser lido aqui.
Plural Editores Moçambique com apoio directo à Beira
O envolvimento do Grupo Porto Editora no apoio humanitário começou nos primeiros instantes após a passagem do ciclone tropical Idai. A Plural Editores, subsidiária do grupo naquele país, assegurou rapidamente a compra e o fornecimento de milhares de litros de água potável, produto para tratamento de água, centenas de quilos de sal, açúcar e farinha de milho.
A Plural Editores Moçambique é a principal editora do país, actuando principalmente na área da Educação.









0 comentários:
Enviar um comentário