Os melhores momentos da 11ª Feira Medieval de Alhos Vedros (2018)

sexta-feira, junho 15, 2018


   Tal como prometido, venho hoje trazer-vos o post sobre a Feira Medieval de Alhos Vedros que decorreu entre os dias 08 e 10 de Junho. Uma vez que a feira é bastante perto da minha casa, consegui estar presente em dois dos três dias, tanto à tarde como à noite. 
   Este ano pude desde logo notar que existiam menos tendas com venda de artesanato e produtos não alimentares. Devido a este facto, penso que a dimensão da feira estava um pouco menor que em 2016. O ano passado não tive oportunidade de a visitar, logo não tenho ponto de comparação. Ainda assim, a feira continua a atrair cada vez mais pessoas, mesmo que o tempo quente tenha teimado em não chegar. 
   (Todas as fotos abaixo foram tiradas por mim, a ordem correcta de leitura é texto-foto, podem clicar nas imagens para as verem em maior dimensão).

   Em primeiro lugar tenho que referir que gosto muito do reinado ao qual a feira era dedicada este ano, reinado de D. Pedro I que ficou imortalizado pelo seu grande amor com Inês de Castro. Para mim o cartaz deste ano é o mais bonito de todas estas 11 edições.

   Nesta edição, a feira tinha novamente disponível um carrossel de aspecto medieval, a pensar nos mais novos, que eu considero muito bonito e original. Apesar de em edições anteriores este tipo de atracção ter estado presente, o carrossel deste ano é muito diferente daquele que costuma estar habitualmente nesta feira.

   Como sempre, a feira contou com muita música e animação a cargo de diversos grupos que foram percorrendo o recinto e trazendo o espírito da época a todos os visitantes.

   Os acampamentos continuaram a crescer e estão cada vez mais elaborados tendo agora disponíveis várias placas com explicações sobre as diferentes culturas representadas, bem como dos objectos expostos, incluindo uma área dedicada a artefactos de tortura medieval.

   Os simpáticos dromedários estiveram mais uma vez presentes, e nesta edição os répteis ganharam novo destaque pois estavam expostos de maneira muito mais visível e exemplarmente identificados. Adorei o facto de poder estar mais perto destes maravilhosos exemplares. 

      Ainda dentro do tema dos animais, podíamos também observar bem de perto vários exemplares de aves de rapina, entre eles: bufos, corujas, águias e falcões. Fico sempre fascinada com estes animais mas adoro especialmente os que são nocturnos como os bufos e as corujas.

   À semelhança de anos anteriores, nunca sou capaz de resistir a um delicioso hidromel viking. Esta bebida acabou mesmo por se tornar na minha favorita quando vou a estes eventos maravilhosos. Este ano acompanhei o "néctar dos deuses" com um saboroso bolo do caco. 

   No domingo à noite tive oportunidade de assistir à famosa queimada galega. Há muito tempo que tinha curiosidade de ver este ritual ao vivo mas, apesar de já ter estado na Galiza e ter visto documentos com o conjuro escrito, nunca tinha tido oportunidade de o ver presencialmente. Foi um momento muito intenso e mágico. Caso não conheçam o conjuro podem aceder aqui.

   Após o ritual da queimada, assisti a um maravilhoso espectáculo de fogo do grupo Fire Dragons. É sempre impressionante, e de cortar a respiração, ver alguém a trabalhar de forma tão bela e destemida com o fogo. Uma vez iniciado o espectáculo é completamente impossível desviar o olhar pois ficamos totalmente enfeitiçados e maravilhados com tamanha beleza e coragem. 



   Por fim, posso referir ainda que esta feira continua a ser uma das minhas preferidas, não só pela proximidade ou por ter entrada gratuita, mas sobretudo por ter sempre artistas de muita qualidade, muita comida e bebida boa, e muito, mas mesmo muito, calor humano.
   Para o ano teremos a 12ª edição, recomendo a visita!
   Até breve...

Poderá também gostar de…

0 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg