Já são conhecidos os alunos finalistas do LITERACIA 3D



   A 26 de maio, os finalistas vão disputar os títulos de campeão nacional de literacia de Leitura, Matemática e Ciência.

   No início de Março, dois mil alunos realizaram as provas da segunda fase do LITERACIA 3D. Agora, já são conhecidos os alunos que obtiveram o melhor resultado em cada distrito e que vão estar na grande final, a 26 de maio, em Lisboa.
   São 64 (sessenta e quatro) os finalistas apurados, em representação de todos os distritos e regiões autónomas, que vão disputar os títulos de campeão nacional de literacia de Leitura, Matemática e Ciência, sendo que os alunos do 5.º ano respondem à prova de Leitura, os do 6.º ano realizam a prova de Matemática e os alunos do 7.º ano testam competências de Ciência.

   A primeira fase desta iniciativa envolveu cerca de 90 mil alunos e aqueles que obtiveram a maior classificação representaram o respectivo agrupamento escolar na fase distrital que decorreu de norte a sul do país, incluindo os Açores e a Madeira.
   Após uma primeira edição de sucesso, neste ano lectivo o LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento registou um aumento de 50% nas participações dos alunos e envolveu cerca de mil professores e pais e centenas de directores escolares e municípios.

   Para muitos alunos, esta é "uma experiência a repetir" por ser "enriquecedora, singular e divertida" e consideram uma mais-valia para os seus percursos educativos. No site da iniciativa estão, também, disponíveis vários testemunhos de alunos que participaram na segunda fase e que comprovam o sucesso da iniciativa e a boa recepção que esta obtém nas comunidades educativas por todo o país.
   Com esta iniciativa única no nosso país, a Porto Editora pretende ajudar os alunos portugueses a desenvolver as suas competências de Leitura, Matemática e Ciência e a consolidar as aprendizagens, procurando contribuir para a elevação dos índices educacionais e culturais do nosso país.

   O LITERACIA 3D conta com o apoio de importantes instituições ligadas à Educação e à Cultura – o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, a CONFAP, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Observatório dos Recursos Educativos, o Conselho de Escolas, o Centro Nacional de Cultura, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e o GRACE – e de personalidades de reconhecido mérito académico e científico: António Sampaio da Nóvoa, Carlos Reis, Eduardo Marçal Grilo, Júlio Pedrosa e Manuel Sobrinho Simões.

Segunda temporada do Magazine LITERACIA 3D já está no ar
   O programa Magazine LITERACIA 3D está na sua segunda temporada e vai continuar a percorrer o país de norte a sul. Todas as sextas-feiras, por volta das 18 horas, os espectadores da RTP2 têm a oportunidade de conhecer uma nova escola e saber mais sobre o LITERACIA 3D, os desafios e ambições das crianças, os seus métodos de estudo, passatempos e muitos outros temas do interesse de alunos, professores e pais.
   Após a emissão, os episódios ficam disponíveis no site da iniciativa e no canal Youtube da Porto Editora.

Aplicação mobile gratuita para testar conhecimentos
   Agora, também os pais, professores e todos os curiosos podem juntar-se aos alunos para testar os seus conhecimentos de Leitura, Matemática e Ciência e comparar resultados. Para isso, basta descarregar a app “LITERACIA 3D”, gratuita para Android e iOS, e participar nos desafios semanais.

Outras informações sobre a iniciativa estão disponíveis em www.literacia3d.pt.

1 comentário:

  1. É sempre interessante as crianças participarem nestes tipos de concursos!
    *-*

    ResponderEliminar