O meu ano de 2016 em livros


   Hoje decidi trazer-vos um resumo das minhas leituras de 2016. Foi um ano bastante produtivo em termos de leituras e utilizar o Goodreads para registar todas as minhas actividades nesta área tornou-se totalmente obrigatório.
   Conforme podem ver, pelos registos que fiz no Goodreads, li um total de 82 livros que equivaleram a 27,237 páginas. O livro mais pequeno que li foi "Um Natal em Ardmore", com 12 páginas, e o maior foi "Os Sombras" com 820 páginas. A média de páginas por livro ficou em 332.


   O livro mais popular que li em 2016 foi "Visto do Céu", mas curiosamente não foi o meu livro favorito do ano, apesar de ser muito bom. Quanto ao livro menos popular foi "Um Amor Morto", que foi um livro que adorei, esta falta de popularidade só pode estar ligada ao facto da publicação ser apenas nacional e poucas pessoas conhecerem ainda este livro.
   A minha média de avaliações aos livros manteve-se igualzinha a 2015 e ficou em 3,7, pois sou mesmo muito exigente e muito raramente dou mais do que 4 estrelas.
   Ainda segundo o Goodreads, o livro que li que apresenta a maior classificação foi "Nós, Vida" com 4,71. Podem consultar todos os pormenores destes dados e todos os livros que li aqui

   Dentro do tema da literatura efectuei sempre um post mensal, que vou continuar a efectuar em 2017, com uma frase que escolhi de cada livro que li em cada mês do ano. 
   Comecei um desafio literário em conjunto com outras leitoras, com as quais já tinha feito um desafio em 2015. Contudo, este desafio não avançou e o livro que deveríamos ler nunca chegou à minha posse. 
   Por fim, deixo-vos a lista dos livros que li em 2016 que têm opinião escrita aqui no blog. Confesso que escrevi muito menos opiniões do que gostaria, pois li 82 livros, espero sinceramente conseguir fazer melhor agora em 2017.

"Um Desejo por Uma Estrela", de Trisha Ashley (opinião)
"Nós, Vida", de Álvaro Cordeiro (opinião)
"Casamento por Conveniência", de Jennifer Probst (opinião)
"A Bela e os Lobos", de Alexa L. D. (opinião)
"Um Amor Morto", de Carla Pinto Coelho (opinião)
"Corações na Escuridão", de Laura Kaye (opinião)
"O Poder do Amor", de OSHO (opinião)
"O Poder da Ação", de Paulo Vieira (opinião

   Na próxima semana irei trazer-vos um post com os desafios literários a que me proponho em 2017 e posso adiantar desde já que tenho algumas ideias e criei um desafio em específico aqui para o blog, que espero cumprir, e vou convidar todos vocês a participar!
   Mas para já, gostava de vos perguntar... Como foi o vosso ano de 2016 em livros? 
   Até breve...

13 comentários:

  1. De facto, foi um ano bastante produtivo. O meu foi consideravelmente menor. Embora tenha conta no Goodreads acabo por não fazer registos. Não imponho também metas de leitura. Vou lendo à medida da vontade e do tempo disponível. De qualquer forma, quero ver se este ano leio mais do que em 2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é lermos aquilo que gostamos e quando temos tempo para o fazer :)

      Eliminar
  2. bem, bom ano literário :D boa boa!!!
    fiz ontem a contagem dos meus, só li 24.. mas foi sinal de mais ocupação :)
    boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As leituras que fazemos dependem muito do nosso tempo disponível. O mais importante nem é a quantidade mas sim a qualidade :) Boas leituras!

      Eliminar
  3. Inspiraste-me a cumprir uma das minhas metas: ler 1 livro por mês, 12 num ano.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por saber que te inspirei :) É uma excelente meta! Temos que ser realista e adequar as nossas metas consoante o tempo disponível.
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Que ano bom. Para mim foi um ano mau, nem um terço dos livros que leste. 2017 vai ser bem melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é não deixar de ler, se realmente gostamos de o fazer. Vamos acreditar que 2017 será um ano produtivo em termos de leituras :)

      Eliminar
  5. Este ano também tenho lido imenso mas para a tese ahah

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já passei por essa fase e sei que consome todo o nosso tempo. Mas vai chegar uma altura em que terás tempo para outras leituras! Bom trabalho :)

      Eliminar