O Mundo Plano, de Edwin A. Abbott (novidade)



Nova edição conta com exercícios que obrigam o leitor a “puxar pelo cérebro”.

   A Porto Editora lançou o livro Flatland – O Mundo Plano, da autoria de Edwin A. Abbott. Esta obra, escrita originalmente em 1884, é não só um clássico da ficção científica e da literatura matemática, mas também uma irónica e mordaz sátira aos costumes da sociedade vitoriana em que viveu o autor.
   Flatland – O Mundo Plano é um universo a duas dimensões, habitado por figuras geométricas que desconhecem a nossa realidade tridimensional. À semelhança da realidade do autor, o Mundo Plano orienta-se sob rígidas crenças científicas e religiosas e vive sob um regime profundamente misógino, sectário e clerical, que rege o comportamento dos seus cidadãos.
   Apesar da forte crítica social, o principal objectivo do autor é divulgar as ideias, emergentes na época, sobre a existência de uma quarta dimensão. Abbott consegue fazê-lo de uma forma didáctica recorrendo a um diálogo entre o narrador e herói de Flatland, O Quadrado, e uma série de visitantes de mundos de outras dimensões.
   Esta nova edição conta com prefácio e revisão científica do matemático Samuel Lopes e com um conjunto de actividades matemáticas para o leitor "puxar pelo cérebro".

O Autor
   Edwin A. Abbott (1838-1926) nasceu e viveu em Londres, Inglaterra. Dedicou-se principalmente ao ensino, tendo sido director da prestigiada City of London School, de 1865 (com apenas 26 anos) a 1889. Foi um estudioso de Shakespeare e um ávido escritor, tendo publicado mais de 50 títulos.
   Apesar de ter vivido no período vitoriano, altamente conservador e sectário, acreditava numa sociedade mais equilibrada – bem patente no irónico universo que criou neste Flatland -, tendo defendido a educação para todos, independentemente do género do indivíduo ou do seu estrato social.

O revisor científico e autor do Prefácio
   Samuel A. Lopes nasceu em Leiria em 1974, é licenciado em Matemática Pura pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorado em Matemática pela Universidade de Wisconsin-Madison nos Estados Unidos da América. Matemático de coração e profissão dedica-se maioritariamente ao ensino e à investigação. É, desde 2004, Professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

2 comentários: