Diário das Férias no Norte (parte III)

   Trago-vos hoje a 3ª e última parte do meu diário de férias no norte. Farei posteriormente um diário das minhas férias no sul do país, das quais regressei no passado sábado. 
   Como já tinha mencionado anteriormente, visitei diversos locais não muito distantes de Braga e um deles foi "São Bento da Porta Aberta". Já conhecia tanto a igreja antiga como o mais recente santuário, mas é um local muito bonito e decidimos passar por lá.    Normalmente conseguimos ter uma vista maravilhosa do miradouro que fica situado ao lado da igreja mas, nestas férias, o norte do país estava a ser afectado por vários incêndios e o fumo impossibilita uma visão clara da paisagens. Este facto verificou-se, não só neste local mas em diversos outros locais que visitei.



   Fizemos também uma paragem em "Ponte da barca", que conta com um maravilhoso jardim junto ao rio com esta vista fantástica para a ponte. É um local de uma beleza simplesmente fascinante, e impossível ficarmos indiferentes.


   Passei também pelo centro de "Arcos de Valdevez", que tem um belíssimo jardim junto ao rio onde se desfruta de um ambiente calmo, ideal para passar um bocado bem relaxante numa das diversas esplanadas ou até mesmo num simples banco de jardim. A paisagem continua a ser maravilhosa!


   Ainda no concelho de "Arcos de Valdevez" visitei um local que até então desconhecia, tem o nome de "Paço de Giela" e conta com um castelo recuperado que tem uma beleza impressionante. O local onde este está situado também possui um ambiente extremamente tranquilo.


   Ainda em Braga, logo pela manhã, visitei o "Santuário do Sameiro" que se encontra num ponto bastante elevado e por norma conseguimos ter uma vista lindíssima sobre a cidade. Contudo, tal como podem ver na foto abaixo, estava nevoeiro e por isso era completamente impossível visualizar a cidade daquele ponto.


   Visitei ainda "Guimarães" que é mais um daqueles locais que considero obrigatório e ao qual nunca me canso de voltar. Fiz uma visita à cidade e também subi até à "Penha" para visitar o Santuário e ter acesso ao miradouro, que mais uma vez devido aos incêndios ficou com a visualização da paisagem muito afectada (motivo pelo qual nem irei colocar foto). 



   Já no concelho de "Felgueiras", visitei um mosteiro que desconhecia e encontrá-mo-lo através de placas que o indicavam na estrada. Valeu bem a pena o percurso de carro, por estradas estreitas e com várias curvas apertadas, para ver este maravilhoso mosteiro que conta com uma beleza ímpar tanto no exterior, como no interior. 


   Depois de uma visita ao mosteiro, não resisti e passei em "Felgueiras" na famosa e original fábrica que produz o ainda mais famoso "pão-de-ló de Margaride". Esta produção é efectuada desde 1730 e que fornece a casa real. O edifício onde se encontra instalada a fábrica é lindíssimo, tanto no interior como no exterior. Quanto ao pão-de-ló o melhor é mesmo provarem, mas para mim é sem dúvida o melhor que já tive oportunidade de degustar.


   Por fim, e já no regresso a casa, ainda fizemos um pequena paragem em "Aveiro" pois é mais um daqueles locais aos quais é difícil não voltar a fazer uma visita. Adoro toda a paisagem característica da ria e gosto imenso dos famosos moliceiros que são a imagem de marca da cidade. 


    E assim, dou por encerrado este diário de férias no Norte. Espero que tenham gostado e que aproveitem o melhor que este nosso belíssimo país tem para nos oferecer. 
   Conheciam estes locais? Quais deles já visitaram? Ficaram curiosos com algum local em especial? Espero, como sempre, ansiosamente pelas vossas experiências e opiniões. 
   Até breve...

1 comentário: