Em (des)acordo total!

   Após o dia de ontem, em que foi oficialmente proclamado que o novo acordo deve ser considerado obrigatório, sinto que deveria fazer este post mais como um desabafo do que para simplesmente colocar mais lenha na fogueira.
   Contudo, faço-o sabendo que corro o risco de ser crucificada por muitos, ainda que possa ser aplaudida por outros. Vou deixar a minha sincera opinião... ainda que, por este andar, o tempo de censura pareça estar já ali novamente ao virar da esquina.
   Tenho 26 anos e desde que entrei para escola nunca conheci outra escrita que não a do antigo acordo, por isso, depois de 20 anos a escrever desta forma, acho completamente absurdo castrar a língua portuguesa deste modo leviano e sem sentido. É para facilitar dizem eles... mas facilitar o quê? Só caíram letras que não se liam... é o que eles também dizem! Não sei quanto a vocês, mas eu sempre li o "p" na palavra Egipto (por exemplo).
   Na minha opinião, Portugal quer perder totalmente a sua marca pessoal que os nossos descobridores em tempos de glória se esforçaram tanto para construir. Vendemos o país aos poucos, estamos totalmente desgovernados, sem empregos, sem esperança, sem condições dignas de vida... e agora o golpe final é matar a nossa língua e tentar diminuir a sua beleza e originalidade. Para quê? Para sermos iguais a quem? 
   Se queremos ser tão iguais e que tudo fique homogéneo, vamos dar condições de vida que outros países dão, vamos olhar para coisas que realmente importam e que fazem o país andar para a frente. Acham que esta mudança é que é a evolução que todos precisávamos?  
   Da minha parte fica aqui registada a minha indignação e a certeza de que não vou deixar a verdadeira língua portuguesa cair... pelo menos não enquanto eu escrever este blog. 
   É para mim uma desilusão tremenda nos dias de hoje abrir um livro que tenha sido editado recentemente e perceber que as palavras que lá se encontram mutiladas são, supostamente, a nossa nova escrita. Não aceito esta língua destroçada e só peço que respeitem isso... assim como eu vou ser obrigada a suportar esse maldito acordo!
   Até breve...


1 comentário:

  1. Não é nada fácil a adaptação :/

    Daniel Wellington giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar