Opinião sobre o livro Gente Vazia: As promessas de Dr. Sigmundus

"A responsabilidade começa nos sonhos."  (WB Yeats)

   Esta frase poderia aplicar-se aos sonhos em geral e é o mote do livro "Gente Vazia" que terminei de ler ontem e que tinha recebido no Halloween por ter sido a vencedora de um passatempo do blog "Faces de Marisa". O livro enquadra-se na literatura fantástica e quem me conhece sabe que é um género literário que aprecio imenso, apesar de os meus gostos literários serem bastante diversificados.
   Este livro é o primeiro volume de uma trilogia e retrata a sociedade de Tanagar onde todos devem seguir as rígidas regras impostas, não sendo permitido a ninguém sonhar. Esta sociedade é totalmente hierarquizada e rígida pois existem tarefas e características especificas de cada classe social, sendo mesmo obrigatório um certo código de vestuário. É no fundo uma sociedade sem qualquer livre arbítrio, uma ditadura criada pelo Dr. Sigmundus, ainda que os cidadãos o encarem como o seu grande salvador pois desconhecem a sua verdadeira face.
   Simpatizei de imediato com Dante, um dos personagens que é um herói improvável uma vez que está no degrau mais baixo dessa sociedade. É alguém que apesar de ter perdido tudo nunca desiste de sonhar e desempenha as suas tarefas de cabeça erguida, não adoptando portanto o clássico papel de vítima que muitas vezes os escritores criam ao redor de alguns personagens.
   Posteriormente, foi a personagem Bea que me despertou o interesse pois apesar do seu elevado estatuto social continua a sonhar e deseja uma sociedade bem diferente daquela em que está inserida. Bea não se preocupa com as diferentes classes sociais e cria uma dinâmica muito curiosa com Dante.
   Um outro personagem, bastante misterioso, chamado Ezekiel acaba por ser uma peça chave no desenrolar do livro e trás todo um novo mundo, onde Dante acaba por descobrir que tudo o que sabia sobre o seu passado não passa de uma grande mentira e a realidade é bem distinta daquela a que estava habituado.
    Não vou revelar muito mais pois acabaria com o factor surpresa do livro mas posso ainda dizer que foi uma leitura bastante acessível e cativante, pois o enredo acaba por nos levar a querer saber sempre mais sobre esta misteriosa sociedade e sobre qual será o desfecho do livro. O tamanho do livro é pequeno, o que leva a que se leia rapidamente tornando-se uma boa opção para quem não tem muito tempo disponível ou não gosta de livros muito longos.
   Em suma, gostei bastante do livro pois acabou por ter um enredo mais intrigante do que estava à espera, o que me levou a virar as páginas avidamente à procura de respostas. Recomendo a leitura e sei que terei de comprar os restantes volumes. 
   Espero ter-vos despertado o interesse e que tenham apreciado esta minha primeira opinião literária.
   Até breve...


1 comentário:

  1. Great blog♥

    How about follow each other?
    I follow your blog. Waiting for you♥
    My Blog: http://juliemcqueen.blogspot.com

    ResponderEliminar