Qual será a Palavra do Ano 2018?


A lista das 10 candidatas será divulgada no próximo sábado, dia 1 de Dezembro, e a votação decorrerá até o fim do ano em www.palavradoano.pt. É a 10.ª edição da iniciativa. 

   Aproxima-se o momento de os portugueses elegerem a palavra que definirá o ano de 2018. No próximo sábado, dia 1 de Dezembro, a Porto Editora anunciará as 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO ® , resultado da análise de frequência e do relevo que os vocábulos alcançam no quotidiano, tanto nos meios de comunicação social e redes sociais como no registo de consultas online dos dicionários, a que acrescem os milhares de sugestões que os portugueses foram fazendo através do site www.palavradoano.pt.

   Esta será a 10.ª edição de uma iniciativa que já faz parte do calendário dos portugueses. Foi com a palavra «esmiuçar», eleita em 2009, que a PALAVRA DO ANO® começou a conquistar a atenção. O objectivo principal é, desde o início, sublinhar a riqueza e o dinamismo criativo da língua portuguesa, acentuando a importância e a força que as palavras têm na vida individual e colectiva. 

   A verdade é que, olhando para trás, basta atentar nas palavras escolhidas pelos portugueses para facilmente recordar o que marcou cada ano que passou: «vuvuzela» (2010), «austeridade» (2011), «entroikado» (2012), «bombeiro» (2013), «corrupção» (2014), «refugiado» (2015), «geringonça» (2016) e «incêndios» (2017). Invariavelmente, cada uma destas palavras foi escolhida de entre uma lista de 10 candidatas que representavam acontecimentos, factos e episódios que influenciaram o quotidiano, percebendo-se desta forma a força que as palavras têm. 

   A lista que será divulgada no próximo sábado reflectirá muito do que de mais importante aconteceu ao longo do ano. Depois, serão os portugueses a escolher em www.palavradoano.pt, até ao último segundo do dia 31 de Dezembro. 

1 comentário: