A Amiga, de Dorothy Koomson (opinião)

sexta-feira, novembro 23, 2018



Sinopse:
   Quando o marido é promovido, Cece Solarin muda-se para Brighton com os três filhos, animada com a possibilidade de um recomeço. No entanto, o ambiente do bairro que a acolhe parece-lhe ansioso e os vizinhos sobressaltados. 
   Cece descobre que, três semanas antes, Yvonne, uma das mães mais populares da zona, foi deixada às portas da morte, no pátio da escola dos filhos - a mesma onde se vê obrigada a inscrever os seus. 
   No primeiro dia de aulas, Cece conhece três mães muito diferentes que parecem querer ajudá-la neste novo começo. Mas Maxie, Anaya e Hazel são também amigas de Yvonne, e a polícia desconfia que uma delas poderá estar envolvida no crime. 
   Preocupada com a segurança dos filhos, Cece está decidida a descobrir a verdade…

Opinião:
   Tive a oportunidade de ler mais um livro desta maravilhosa escritora. Como já mencionei em opiniões anteriores, a minha melhor amiga é fã da escritora e tem todos os volumes. Assim, depois de ela os ler, acabam inevitavelmente por encontrar, temporariamente, o caminho cá para casa. 😄
   Relativamente a este livro, nota-se uma alteração na forma da escritora conduzir a história. Este romance tem um forte toque policial e de suspense que não se encontra em outras narrativas da escritora. Contudo, não considero que este seja um ponto negativo, pois dá uma dinâmica muito interessante uma vez que parece que todos têm sempre algo a esconder.
   Uma vez que a história é contada do ponto de vista de vários personagens, a dinâmica é ainda maior e ficamos a conhecer cada uma delas de forma muitíssimo mais aprofundada, aumentando a vontade de virar páginas para chegar a uma conclusão clara sobre cada um dos envolvidos na trama. Também ficamos a questionar como é que certas histórias se ligam e desejamos de reunir todas as pontas soltas, e estes factos tornam o livro muito viciante.
   Outra característica patente ao longo deste livro, é que a história oscila entre o passado e o presente, como também acontece em muitos outros livros desta escritora. Esta oscilação permite ir-mos conhecendo gradualmente a história de cada personagem e contribui em grande medida para o suspense que vai sendo criado.
   Quando defini este livro numa só palavra, como costumo fazer no post mensal das frases literárias, escolhi a palavra "segredos". Realmente, penso que esta é um forte temática ao longo do livro. Todos têm algum segredo que não querem ver revelado, e quando achamos que descobrimos algo grave, conseguimos encontrar outro segredo ainda mais perturbador nas páginas seguintes.
   Neste livro, podemos encontrar ainda muitas outras temáticas que se manifestam de forma mais ou menos subtil. Entre elas encontram-se, o papel da mulher na sociedade e o equilíbrio entre o ser mãe e ter uma carreira, as chantagens, os passados complexos e dolorosos, e por fim a amizade. O título já deixa antever um pouco que este tema seja uma parte importante da história, mas penso que este livro leva-nos mesmo a reflectir sobre o verdadeiro significado da amizade, do fazer parte de um grupo e de tudo o que isso implica.
   O final é maravilhoso e consegue surpreender, sendo mesmo inesperado.
   Este é um livro que, apesar de ter bastante páginas, se lê muito rápido devido a todo o suspense presente. Senti um pouco de falta de um lado mais sentimental e familiar que se encontram noutros livros da escritora, nomeadamente no que li antes deste "Os muitos nomes do amor". Contudo penso que se trata de uma questão de gosto pessoal e não deixei de ficar muito satisfeita e surpreendida com "A Amiga". Recomendo!

   Classificação:

Poderá também gostar de…

5 comentários

  1. Olá, tudo bem? Meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adoraria se vc visitasse meu blog e seguisse, caso goste! Também seguirei o teu! Grande beijo! (:

    ResponderEliminar
  2. Um livro que quando tive conhecimento dele entrou para a minha wishlist mas que, infelizmente, continua só na lista.

    ResponderEliminar
  3. Tenho mesmo de me estrear com esta autora ;)

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta escritora...estou a ler A filha da minha melhor amiga. Muito bom

    ResponderEliminar
  5. Uma autora que nunca li, apesar de ter os livros dela cá em casa. Mais uma boa opinião sobre um dos seus livros, tenho mesmo de os ler rapidamente! Obrigada pela partilha de opinião e pela recomendação. Boas leituras!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg