Os melhores momentos da Feira Medieval de Canas de Senhorim (2018)


   Hoje venho mostrar-vos um pouco da Feira Medieval de Canas de Senhorim, que decorreu no passado fim de semana entre os dias 5 e 7 de Outubro, e que tive a oportunidade de visitar nos dias 5 e 6 de Outubro.
   Apesar deste evento já estar na sua 26ª edição, este foi o primeiro ano em que visitei esta feira, ainda que esta se realize bastante perto do local onde nasceram os meus avós maternos.
   Para quem não sabe, Canas de Senhorim pertence ao concelho de Nelas e distrito de Viseu. O espaço desta feira fica no Terreiro da Igreja desta localidade e ruas adjacentes, sendo um local muito típico e convidativo.

   Por ser uma localidade um pouco afastada das grandes cidades, pensei que a feira fosse mais pequena, com menos vida e menos aglomerado de visitantes. Contudo, posso afirmar que estava mesmo muito enganada neste meu pensamento pois é uma feira com uma energia contagiante que nunca tem momentos "mortos".

   Um dos grandes pontos fortes deste evento, é mesmo o facto de existir sempre animação no palco principal, desde dança, representação, música e canto. Assim que um artista acaba a sua apresentação surgem logo outros para ocupar o palco. É impossível ficar indiferente a toda a energia, cor e boa disposição presentes nas actuações, enquanto somos literalmente transportados para uma outra época.

   Além do palco principal, pelas ruas em que a feira se estende, encontrei também alguma animação circulante, principalmente a nível musical. Não há nada melhor do que desfrutar de uma feira medieval que tem música ao vivo nos diversos locais por onde passamos.

   Outro facto muito curioso em relação a esta feira, é podermos participar de uma ceia medieval. Sei que outras feira também têm esta iniciativa em específico mas, neste caso, a ceia realizou-se na sexta-feira e no sábado, sendo que só na de sábado era exigida reserva e traje a rigor. Na ceia de sexta-feira todos eram muito bem recebidos e o preço do menu era o mais acessível que já vi neste tipo de eventos. Tenho ainda que sublinhar que a sala onde a ceia ia decorrer estava maravilhosamente decorada. Este ano não participei nesta iniciativa mas, caso visite a feira no próximo ano, estou a pensar aderir.

   Não posso deixar de referir que nestes eventos também há sempre algo dedicado aos mais pequenos. Neste caso, tinham à sua disposição este magnifico carrossel, todo feito em madeira e completamente manual, sem qualquer energia eléctrica. Já tenho ido a outras feiras onde este tipo de atracções estão presentes mas este carrossel em particular ainda não  o tinha visto, e fiquei muito encantada com a sua originalidade.
  
   O espaço da feira conta também com diversos artesãos com trabalhos maravilhosos que vale a pena apreciar, sendo que, alguns deles, trabalham no local e podemos ver as diversas peças a serem criadas no momento. Muitos dos artesãos que encontro nesta feira não estão presentes em outras que tenho visitado, o que acaba por acrescentar ainda mais valor a este evento.
  

   Ao longo deste evento, podemos ainda apreciar os acampamentos que dispõem de diversas peças que representam a época medieval, bem como alguns animais que trazem ainda um toque mais autêntico a esta representação histórica.
   

   Aconselho também vivamente a experimentarem algumas das diversas iguarias maravilhosas que estes eventos nos oferecem. No meu caso, não resisti a provar porco no espeto, uma belíssima sangria, uma maravilhosa cidra Irlandesa da Irmandade da Cerveja e, como não podia deixar de ser, um belíssimo doce conventual.

   O único ponto menos positivo que tenho a apontar é o facto do torneio só ser realizado no domingo. Uma vez que resido longe, o domingo foi dia de regresso a casa, logo não pude estar presente nesta parte tão essencial de qualquer feira. Seria, a meu ver, muito mais apelativo o torneio ter lugar no sábado à noite. 
      Um último factor essencial que quero referir é que a feira tem entrada gratuita, só pagam mesmo aquilo que querem consumir ou adquirir. Hoje em dia muitas feiras já começam a cobrar a entrada e muitas delas não têm nada a acrescentar a este maravilhoso evento. 
   Espero voltar em outros anos pois fiquei encantada com a feira, superou em muito as minhas expectativas e senti-me realmente maravilhada com tudo o que decorria à minha volta. Dou os meus parabéns a toda a organização!
    Em suma, recomendo vivamente a visita a esta feira pois é um local mágico onde terão, com toda a certeza, muitos motivos para se divertirem, apreciarem artes manuais, degustar saborosas iguarias, e viajar no tempo.
   Já visitaram este evento? Contam passar por lá no próximo ano? Aguardo as vossas opiniões nos comentários!
   Até breve...

5 comentários:

  1. Parece ter sido maravilhoso, adorava ter ido.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/2018/10/look-do-dia-110.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro Feiras Medievais, para o ano tenho de ir a esta de Canas de Senhorim.

    ResponderEliminar
  3. Que feira maravilhosa, fiquei fascinada com a foto para a ceia medieval.

    ResponderEliminar
  4. Quem sabe um dia, adoro feiras medievais. ;)

    ResponderEliminar
  5. A esta nunca fui, mas adoro a de Santa Maria da feira :-)

    ResponderEliminar