Guia dos Caminhos de Santiago, de Paulo Almeida Fernandes (divulgação)

terça-feira, setembro 18, 2018

Não Ficção - Guias
Págs.: 200
Capa: integral com badanas
PVP: 14,40 €

   Os Caminhos de Santiago ao detalhe num roteiro indispensável para os que rumam à Catedral do apóstolo

   No dia 20 de Setembro, a Porto Editora publica Guia dos Caminhos de Santiago, um guia indispensável para peregrinos e interessados pelas rotas jacobeias. Paulo Almeida Fernandes, relator da proposta para a inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela na lista indicativa de Património Mundial, é o autor deste roteiro completo e rigoroso.
   Com informação sobre os quatro caminhos consolidados que atravessam o território nacional – Caminho Central Português, Caminho da Costa, Caminho Português do Interior e Caminho de Torres – este livro promete ser um aliado para todos os que fazem o Caminho: só em 2017 foram mais de 65 mil os peregrinos que chegaram a Santiago provenientes de Portugal.
   Além de mapas e informações sobre alojamento, o Guia dos Caminhos de Santiago inclui descrições dos percursos e sugestões de pontos de interesse, revelando curiosidades históricas, religiosas e culturais acerca de alguns dos locais onde o apóstolo foi e ainda é venerado.

SINOPSE
   Desde o século IX que peregrinos de todo o Mundo, partindo dos locais mais longínquos, rumam a Santiago de Compostela, para venerar o apóstolo Tiago. Por razões de fé, motivações culturais ou apenas pelo desafio, muitos são os que decidem fazer o Caminho.
   O Guia dos Caminhos de Santiago é um roteiro completo e rigoroso que promete levar pela mão os peregrinos ao longo dos itinerários originais que cruzam o território português a caminho de Santiago de Compostela. 
   O peregrino encontrará aqui informação detalhada sobre todas as etapas do Caminho Central Português, do Caminho da Costa, do Caminho Português do Interior e do Caminho de Torres.
   O guia ideal para quem vai fazer o Caminho pela primeira vez, mas também para quem quer percorrer outros caminhos jacobeus portugueses.

O AUTOR
   Paulo Almeida Fernandes é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e mestre em Arte, Património e Restauro. É membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (Universidade de Coimbra) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte entre 2009 e 2011 e, na actualidade, desempenha funções de coordenação do Museu de Lisboa –Palácio Pimenta.
   Publicou em 2014 o livro Caminhos de Santiago, editado pelo Turismo de Portugal e pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Foi relator da proposta para a inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela na lista indicativa de Património Mundial apresentada por Portugal em 2015.
   É ainda assessor científico do Programa de Valorização Cultural e Turística dos Caminhos de Santiago – Caminho de Torres, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2017-2018).

Poderá também gostar de…

0 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg