Fala-me de um dia perfeito, de Jennifer Niven (opinião)

quarta-feira, setembro 19, 2018


Sinopse:
   Violet Markey vive para o futuro e conta os dias que faltam para acabar a escola e poder fugir da cidade onde mora e da dor que a consome pela morte da irmã. Theodore Finch é o rapaz estranho da escola, obcecado com a própria morte, em sofrimento com uma depressão profunda. Uma lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer. Uma história de amor redentora.

Opinião:
    Este é um livro que, desde o seu lançamento, sempre tive muita curiosidade em ler. O tema chamou-me à atenção e a capa apaixonou-me.
   Foi o primeiro livro que li desta autora, mas gostei muito da sua forma de expressão. É de leitura fácil e rápida pois a escrita é muito fluída e deixa-nos sempre a desejar por mais.
   A história é contada da perspectiva dos dois personagens principais, um masculino e outro feminino, Violet e Finch. Essa forma de contar as histórias torna-as, a meu ver, mais interessantes e cativa mais o leitor, uma vez que a narrativa fica mais dinâmica. Ainda que tenha sido a história de Finch que mais me marcou, acabei por me identificar imenso com algumas partes da vida de Violet.
   Se por um lado, todo o caminho de Finch é bastante conturbado desde a sua infância e esse facto acaba por se reflectir em toda a sua vida, tendo sempre um grande peso na sua forma de estar e tomar decisões. Por outro lado, a Violet carrega consigo uma grande culpa, um vazio e medo de seguir em frente que a impedem de viver a sua vida.
   Este livro aborda temas muito importantes como a doença mental (depressão e bipolaridade), a instabilidade emocional e o suicídio ou tendências suicidas. Contudo, apesar de ter um desfecho dramático, senti que os temas poderiam ser abordados de forma mais profunda e com maior impacto. Por vezes, parece que é tudo retratado de forma demasiado leve e superficial. Talvez esteja relacionado com o facto de o livro ser considerado Young Adult, mas penso que estes temas devem sempre ser retratados com toda a dimensão real que têm e seria útil, a qualquer faixa etária, chamar à atenção de forma ainda mais profunda para todas estas questões. 
   Ainda assim, gostei muito do livro e é uma narrativa que nos deixa a reflectir sobre vários aspectos da nossa vida e da vida daqueles que nos rodeiam. Acaba por ser uma história consistente que nos mostra o quanto duas pessoas que se consideram perdidas podem encontrar-se quando se unem, ainda que isso possa não ser o suficiente para as salvar delas mesmas.
   Recomendo este livro a todos aqueles que se identificam com os temas que ele retrata e, essencialmente, a quem gosta de uma história de amor adolescente com todos os seus altos e baixos.

Classificação:

Poderá também gostar de…

1 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg