Lisboa Desconhecida & Insólita, de Anísio Franco (divulgação)

quarta-feira, outubro 25, 2017

Não Ficção
Págs: 176 
Capa: mole com badanas
PVP: 18,80 €

   Anísio Franco mostra o que se esconde nas sombras projectadas pela luz de Lisboa

   Múmias conservadas em criptas? Uma freira que viveu como uma princesa? Museus esquecidos no tempo e mártires em terra alheia? São estas algumas das histórias que Anísio Franco, historiador de arte e conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, partilha em Lisboa Desconhecida & Insólita, a publicar pela Porto Editora.
   Ao longo de quase 200 páginas acompanhadas de fotografias e gravuras, o autor mostra o lado secreto da cidade de Ulisses, revelando histórias crípticas, factos curiosos ou episódios rocambolescos (como uma colecção de peles tatuadas ou uma tiara real desaparecida).
   Lisboa Desconhecida & Insólita, que conta também com uma edição em inglês, chegou às livrarias no dia 19 de Outubro,

SINOPSE
   Lisboa, cidade banhada por uma luz mágica, tão clara e tão límpida. Todos conhecem esta faceta da cidade, poucos conhecem as sombras misteriosas que essa luz projecta.
   As histórias que aqui vai encontrar iluminam um pouco dessas sombras que escondem episódios por vezes rocambolescos, outros de um realismo cru, outros ainda envoltos numa ironia hilariante e ainda alguns que lhe poderão causar arrepios.
   Múmias conservadas em criptas, cidades sepultadas, freiras que viveram como princesas, museus esquecidos no tempo, estátuas que não ficam quietas, um enigmático castelo, serpentes que guardam o futuro rei… são apenas alguns dos episódios escolhidos ao acaso das muitas histórias misteriosas que se poderiam contar sobre Lisboa.
   É uma Lisboa desconhecida e insólita aquela que o leitor irá descobrir nas páginas deste livro.

O AUTOR
   Anísio Franco é licenciado em História da Arte e conservador no Museu Nacional de Arte Antiga. Tem desenvolvido vários estudos no campo da História da Arte em Portugal e comissariou várias exposições de arte em Portugal e no estrangeiro. Paralelamente, tem guiado inúmeras visitas de teor cultural, pela cidade de Lisboa, pelo país e pelo mundo desde, pelo menos, 1988.
   Da sua multifacetada carreira destacam-se ainda a participação em programas televisivos no âmbito da história da arte portuguesa e a participação em filmes, documentários e séries. Podemos também encontrá-lo como personagem real (com o seu próprio nome) no romance de Valter Hugo Mãe, a máquina de fazer espanhóis. Publicou Histórias de Antiguidades, uma colectânea de crónicas que sintetizam a visão que tem sobre a forma de ver o mundo e a arte.
   É autor de Caminhar por Lisboa, publicado pela Porto Editora.

Poderá também gostar de…

1 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg