Notre-Dame em chamas...


   Por esta altura, já não deve ser novidade para ninguém o facto da Catedral Notre-Dame, em Paris, ter sido parcialmente consumida pelas chamas durante a tarde e noite de ontem. 
   O que nenhum de vocês sabe é que no ano 2000, fazem precisamente 19 anos em Agosto, estava eu a cumprir um sonho de infância e viajava por Paris. Em primeiro lugar visitei a Disney e posteriormente visitei a cidade. Claro que, ao visitar a cidade, a Notre-Dame foi um ponto de paragem obrigatório. 
   Apesar de ter apenas 12 anos, quando realizei esta viagem, já existia dentro de mim um tremendo amor pela arte e arquitectura. Foi uma sensação indescritível estar dentro de uma das catedrais góticas mais antigas do mundo, que sempre inspirou o imaginário de muitos.  Uma vez que estava lá, e não sabia quando voltaria ou se voltaria de todo, não perdi a oportunidade de subir às suas torres e essa é mais uma memória que vou ter presente até ao fim dos meus dias. 
   Não é possível explicar-vos a dor que senti quando vi aquele pedaço de história a arder, uma catedral que sobreviveu a guerras e atentados, que tem mais de 800 anos de história, ser consumida por um incêndio... doeu, doeu como nunca antes me tinha doído o coração e a alma por causa de um edifício... mas para mim é muito mais do que um edifício, não é apenas parte da história mundial que vi a arder, é também uma parte da minha própria história! 
   Já há algum tempo que tenho a teoria que viajar é criar memórias... quando fazemos uma viagem acabamos, inevitavelmente, por ficar com memórias preciosas relacionadas com cada local que visitamos, memórias que podemos revisitar conforme os anos vão passando. Ontem, vi parte das minhas memórias a serem reduzidas a cinzas e isso custou-me horrores. 
   Sei que vão fazer de tudo para a reerguer, sei que vão ser encontrados os meios, os profissionais e a vontade inabalável... mas sei que nunca será a mesma Notre-Dame que pisei em Agosto do ano 2000. 
   Deixo-vos algumas fotos que tirei na época. A paixão pela fotografia já era imensa mas a técnica ainda era muito pouca. Vale também relembrar que nessa época ainda se usavam as velhinhas máquinas de rolo e não era possível ver de forma prévia se as fotografias estavam boas ou não. Além disso, não se podiam tirar muitas fotos porque os rolos eram preciosos e as revelações eram caras... outros tempos, dos quais, em termos fotográficos, não tenho grandes saudades. Mas, ainda assim, todas estas fotos fazem também parte das minhas memórias e nesse ponto de vista são também elas preciosas.


1 comentário:

  1. Nunca fui lá mas até me apertou o coraçâo quando soube o que aconteceu :(

    𝙽𝚎𝚠 𝚙𝚘𝚜𝚝 𝚘𝚗 𝚝𝚑𝚎 𝚋𝚕𝚘𝚐, 𝚌𝚑𝚎𝚌𝚔 𝚒𝚝 𝚘𝚞𝚝!

    𝙶𝚞𝚎𝚜𝚜 𝚠𝚑𝚊𝚝? 𝙸'𝚖 𝙱𝙰𝙲𝙺!
    Https://bit.ly/30X2zYo

    ResponderEliminar