TAG - Perguntas Literárias


   Fui nomeada para esta TAG no blogue "Faces de Marisa". Antes demais agradeço imenso à Marisa pois adoro estes desafios, e fiquei super contente por poder partilhar convosco mais um pouco sobre mim.
   Não vou desafiar nenhuns blogs em específico, mas todos os que tenham blog e queiram levar a TAG estejam completamente à vontade.

PERGUNTAS LITERÁRIAS

#1 Gostas de ler? 
   Adoro ler! Desde sempre que sou totalmente apaixonada pela leitura.

#2 Qual foi o último livro que leste? Qual a tua opinião sobre ele? 
   O último livro que li foi "Na Praia de Chesil", de Ian McEwan. Não apreciei a forma de escrita do autor e, apesar de ser um livro curto, tive alguma dificuldade em ficar agarrada à história. 

#3 Com que frequência lês? 
   Leio todos os dias, nem que sejam só algumas páginas.

#4 Qual foi o último mau livro que leste? 
   Leio sempre os livros até ao final, mesmo que não esteja a gostar, mas o "Eu Sou Eric Zimmerman", de Megan Maxwell, foi dos poucos que, ultimamente, ponderei mesmo largar a meio. O livro tem imensas páginas e é extremamente redundante. 

#5 O que te faz não gostar de um livro? 
   Não gosto de livros que têm "muita palha" e pouco desenvolvimento, que enrolam a história em torno de coisas sem interesse e têm desde cedo um final previsível. 

#6 Gostarias de ser escritora? 
   Gostaria muito de ser escritora, eu até já escrevi algumas coisas... falta o mais difícil que é publicar!

#7 Um livro que influenciou a sua vida? 
   Sem dúvida nenhuma "Os Filhos da Droga", de Christiane F.. É um livro impactante que me deixou a pensar nele durante muito tempo.

#8 Lês literatura erótica? 
   Sim, gosto muito de literatura erótica. Já experimentei várias autoras diferentes e algumas são bem melhores que outras, apesar de ainda não conseguir eleger uma favorita. Adoro a J. R. Ward, mas ela mistura erótico com fantástico.

#9 Escreverias um romance erótico? 
   Não seria de todo o meu género de escrita. Tenho tendência a escrever sobre pensamentos, situações e sentimentos que me são próximos, tal não iria encaixar neste tipo de literatura.

#10 Qual é o teu livro e/ou série favorito? 
   Adoro todos os livros da série "Irmandade da Adaga Negra", de J. R. Ward.

#11 Escritor/a favorito/a? 
   Tirando os poetas, tais como Fernando Pessoa e Florbela Espanca, se formos falar de escritores não sei se posso mencionar favoritos. Gosto de vários livros de escritores muito diferentes, mas alguns dos meus preferidos são: J. R. Ward, Juliet Marillier, Jojo Moyes e M. J. Arlidge. 

#12 Género literário favorito? 
   Leio quase de tudo, desde baseado em factos reais até ao thriller/terror e romance, mas o meu favorito continua a ser um livro que se encaixe no género fantástico.

#13 Género literário que não lês? 
   Banda-desenhada, deve ser mesmo a única coisa que não leio nem gosto.

#14 Ficas sempre na tua zona de conforto na leitura? 
   Nem pensar, quanto mais experimentar melhor.

#15 Livros físicos ou e-books? 
   Apesar de ultimamente ter começado a ler mais ebooks, uma vez que são mais fáceis de transportar e mais económicos, continuo a preferir sem qualquer dúvida o livro físico. Com o ebook perdemos toda a sensação de toque e cheiro que o livro físico nos proporciona.

#16 Onde aprendeste a ler e/ou quem te ensinou as primeiras letras? 
   Aprendi a ler em casa com a família.

#17 Os teus hábitos de leitura mudaram depois de teres o blog? 
   Mudaram talvez em termos da quantidade de livros que leio, agora leio um pouco mais.

#18 Livro favorito na infância? 
   Tinha muitos livros da Anita e adorava-os.

#19 Personagem favorito? 
   Nenhum em específico, em cada livro que leio tenho sempre um personagem favorito.

#20 Algum livro já te transportou para outro lugar? 
   Um bom livro tem sempre o poder de me transportar para dentro da sua história.

#21 Livros que gostarias que tivessem uma sequência? 
   São vários os livros que me deixam com a sensação de que a história poderia continuar, isso significa que são bons!

#22 Livro que não necessitava de uma sequência? 
   De momento não me recordo de nenhum em especial.

#23 Qual o teu pior hábito de leitura? 
   Ler o último parágrafo do livro. Não sei porquê mas desenvolvi este hábito. Às vezes é inofensivo mas outras vezes pode mostrar-me o rumo da história.

#24 Quanto tempo levas a ler um livro? 
   Depende do livro e do tempo disponível mas, regra geral, levo pouco dias, na maior parte das vezes menos de uma semana.

#25 Gostas quando um livro é adaptado ao cinema/televisão? 
   Tenho sempre curiosidade em ver as adaptações, ainda que fique constantemente com a sensação de que o filme ou série são pobres em relação ao livro.

#26 Livro arruinado pela adaptação ao cinema? 
   Vários... mas o pior de todos para mim foi "Inferno", de Dan Brown. Amei o livro mas o filme é um autêntico fiasco, com o final completamente adulterado!

#27 Lês jornais ou revistas? Qual preferes? 
Não leio jornais ou revistas.

#28 Lês na cama, casa-de-banho, automóvel, autocarro, praia, jardins públicos ou cafés? 
Leio em todo o lado! No automóvel ou autocarro só se estiverem parados porque sinto-me maldisposta quando estão em andamento. Posso ainda acrescentar a essa lista o comboio, barco e metro!

#29 Local favorito para ler? 
   A minha cama ou o sofá da sala, mas no verão também gosto de ler na praia.

#30 É difícil concentrares-te na leitura?
   Não, a leitura é um mundo no qual mergulho de cabeça... difícil é, por vezes, regressar ao mundo real!

#31 Precisas de silêncio total para ler? 
   Prefiro ler em silêncio total mas, dependendo do nível e tipo de ruído, também consigo ler com algum barulho.

#32 Quem te transmitiu o amor pela leitura? 
   Ninguém em especial, sou a pessoa que mais lê na família.

#33 Escritor/a que gostaria de entrevistar? 
   Sem dúvida a J. R. Ward.

#34 Escritor/a que daria um/a excelente amigo/a. 
   Não os conheço o suficiente para poder responder a esta pergunta.

#35 Livro que releste mais vezes? 
   Não costumo reler os livros, existem tantos que quero ler e ainda não tive oportunidade.

#36 Escritor/a clássico favorito/a?
   Sem dúvida William Shakespeare.

#37 Livros que deviam ser indicados na escola?
   Podem ser vários, dependendo dos temas e situações.

#38 Livros que deviam ser banidos da escola?
   Não sei se algum livro devia ser banido, cada um terá o seu valor.

#39 Preferes ler um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo? 
   Prefiro ler um de cada vez para me focar a 100% naquela história, mas às vezes leio dois ao mesmo tempo.

#40 Qual a tua política de empréstimo de livros? 
   Só empresto a quem confio a 100%, trato os meus livros como algo muito precioso e odeio livro mal tratados.

#41 O que estás a ler?
   "O Mapa que Me Leva até Ti", de J.P. Monninger.

#42 Qual será a tua próxima leitura? 
   Estou a pensar ler em seguida o livro "Destemida", de Lesley Livingston.


   Espero que tenham gostado desta Tag, onde podem conhecer ainda melhor alguns dos meus gostos e manias literárias.
   Identificaram-se com algumas das minhas respostas? Teriam respondido de forma totalmente diferente a algumas perguntas? Contem-me tudo nos comentários.
   Até breve...

0 comentários:

Enviar um comentário