Inauguração biblioteca Itinerante - Na Rua com Histórias

sexta-feira, maio 11, 2018


A nossa biblioteca itinerante está a chegar!

Venha festejar a chegada da biblioteca mais catita e ecológica da cidade e fazer parte desta história feliz.

A ideia 
   A ideia deste projecto surgiu há cerca de 5 anos. Nasceu da paixão pelos livros e da experiência profissional de Elsa Serra. E com a constatação de um problema grave de isolamento social que tende a aumentar, e com uma pergunta que teimava em surgir: 
Em que tipo de sociedade queremos viver? 

   Queremos combater o isolamento, e a iliteracia. Com uma biblioteca itinerante para todos que chegue às ruas estreitas do Centro de Lisboa. E levar livros, leitura em voz alta, notícias, esperança, laços afectivos, partilha e com ela a transformação individual e social. 

E quem é Elsa Serra, 
   É Contadora de Histórias. As histórias acompanham-na desde que nasceu, desde as que ouvia, escrevia e lia, e o bichinho ficou para sempre. Em 1999, quando começou a dinamizar ateliers de escrita criativa, com crianças de norte a sul do país em bibliotecas e escolas, as histórias contadas estavam sempre lá. Publicou cinco livros. Tem andado de sul a norte, dentro e fora, como contadora de histórias, dinamizadora de ateliês de escrita criativa e formadora. O que este percurso lhe ensinou é que as histórias estabelecem oportunidades únicas de partilha e de transformação. 

Problema 
   Nudez Social - Isolamento Social e iliteracia no Centro histórico de Lisboa.

Proposta de Valor 
   Queremos intervir socialmente. Queremos que todos tenham acesso à informação, e ao que resta dentro de si. E com a biblioteca itinerante, e a equipa que a acompanha combater o isolamento e a iliteracia no centro da cidade de Lisboa. Como os idosos que vivem isolados na sua própria casa, nós levamos a leitura até eles, uma conversa, um laço, como com os sem-abrigo. Com circuitos definidos e várias paragens diárias, com duas rotas quinzenais abrangemos duas freguesias da zona histórica de Lisboa.

   “Naquela tarde de 5ª feira de uma doce Primavera, a Biblioteca "Na Rua com Histórias" parou no largo. 
   A D. Amélia abriu a porta com custo, mas o sorriso acompanhou o abraço que deu à Fátima. Ansiosa para continuar a conversa, sentou-se no seu lugar habitual e preparou-se para uma tarde sem silêncio. “

   Para ouvir o resto desta história em viva voz, junte-se a nós no Largo dos Trigueiros (Mouraria) no dia 12 de Maio às 16h30 e venha celebrar a chegada das três rodas que vão conduzir o sonho desta biblioteca para todos.

Poderá também gostar de…

0 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg