Salvar o SNS, de António Arnaut e João Semedo (divulgação)

terça-feira, novembro 28, 2017



António Arnaut e João Semedo lançam livro com proposta de nova Lei de Bases da Saúde 

   Recuperar os valores do Serviço Nacional de Saúde e corrigir os erros que levaram à crise do SNS são os objectivos definidos pelos autores. O livro conta com prefácio de D. Januário Torgal Ferreira. 
  Com a chancela da Porto Editora, está nas livrarias o livro Salvar o SNS – uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia , da autoria de António Arnaut e João Semedo e com prefácio de D. Januário Torgal Ferreira. 
   Nesta obra, António Arnaut, "pai" do SNS, e João Semedo, médico e ex-coordenador bloquista, juntam-se para propor uma nova Lei de Bases da Saúde, que promete recuperar o SNS e devolver aos cidadãos uma saúde pública digna de uma democracia sã. 

   “Oxalá que os mais pobres e desclassificados da sociedade portuguesa recuperem, no futuro mais próximo, a elevada cota de justiça e de eficácia por parte de uma solução que os desagrave de injustificados procedimentos.” 
D. Januário Torgal Ferreira, in Prefácio

   A par do prefácio assinado por D. Januário Torgal Ferreira e da proposta de nova Lei de Bases da Saúde, um sublinhado especial para os textos com que os autores enquadram a iniciativa: em Que não se perca a semente: recuperar os valores do Serviço Nacional de Saúde , António Arnaut faz uma retrospectiva história sucinta sobre o Serviço Nacional de Saúde para reafirmar a sua vontade de contribuir para a recuperação dos “valores da solidariedade e da dignidade cívica que inspiraram a Lei n.º 56/79”; João Semedo, num texto intitulado A urgência de salvar o SNS , diagnostica a “plena crise” que atravessa o SNS e identifica, com detalhe e de forma sustentada, o que, na sua perspectiva, foram os erros e os passos dados para se chegar a este estado de urgência que exige a mobilização dos cidadãos para salvar o SNS. 
   Por conseguinte, este livro assume-se de particular interesse e constitui-se como um contributo valioso para o debate público sobre o Serviço Nacional de Saúde. 

   Salvar o SNS – uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia está já disponível nas livrarias com o PVP de 11,00 €. 

OS AUTORES 

António Arnaut é advogado, político e escritor. Activista contra a ditadura, foi membro da Acção Socialista e candidato a deputado pela Oposição Democrática (1969). Fundador e actual presidente honorário do Partido Socialista, foi deputado e ministro dos Assuntos Sociais do II Governo de Mário Soares. É autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, em cuja defesa se tem empenhado, o que lhe valeu várias distinções e prémios. A Universidade de Coimbra conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa, pela sua acção cívica em defesa do SNS, e o Presidente da República atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 25 de Abril de 2016. Tem mais de 30 títulos publicados, de poesia, ficção, ensaio e intervenção cívica (especialmente em defesa do SNS e do Estado social).

João Semedo é médico. Presidiu ao Conselho de Administração do Hospital Joaquim Urbano (SNS), especializado em doenças respiratórias e infecciosas. Autor de diversos projectos-lei na área da Saúde, entre os quais os que conduziram à aprovação das leis de prescrição de genéricos, do estatuto do dador de sangue, do acompanhamento nos serviços de urgência, da carta dos direitos dos utentes do SNS (tempos de espera), da dispensa gratuita de medicamentos após alta hospitalar e do testamento vital. Participou na fundação do movimento "Direito a morrer com dignidade". É membro do Bloco de Esquerda, partido de que foi coordenador, entre 2012 e 2014, e pelo qual foi deputado entre 2006 e 2015.


Poderá também gostar de…

1 comentários

  1. Um livro interessante para o conhecimento do SNS e para relançar o debate sobre o que é, o que queremos que seja e o que podemos fazer para que o SNS ofereça os melhores cuidados.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg