António Arnaut e João Semedo lançam livro com proposta de nova Lei de Bases da Saúde
Recuperar os valores do Serviço Nacional de Saúde e corrigir os erros que levaram à crise do SNS são os objectivos definidos pelos autores. O livro conta com prefácio de D. Januário Torgal Ferreira.
Com a chancela da Porto Editora, está nas livrarias o livro Salvar o SNS – uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia , da autoria de António Arnaut e João Semedo e com prefácio de D. Januário Torgal Ferreira.
Nesta obra, António Arnaut, "pai" do SNS, e João Semedo, médico e ex-coordenador bloquista, juntam-se para propor uma nova Lei de Bases da Saúde, que promete recuperar o SNS e devolver aos cidadãos uma saúde pública digna de uma democracia sã.
“Oxalá que os mais pobres e desclassificados da sociedade portuguesa recuperem, no futuro mais próximo, a elevada cota de justiça e de eficácia por parte de uma solução que os desagrave de injustificados procedimentos.”
D. Januário Torgal Ferreira, in Prefácio
A par do prefácio assinado por D. Januário Torgal Ferreira e da proposta de nova Lei de Bases da Saúde, um sublinhado especial para os textos com que os autores enquadram a iniciativa: em Que não se perca a semente: recuperar os valores do Serviço Nacional de Saúde , António Arnaut faz uma retrospectiva história sucinta sobre o Serviço Nacional de Saúde para reafirmar a sua vontade de contribuir para a recuperação dos “valores da solidariedade e da dignidade cívica que inspiraram a Lei n.º 56/79”; João Semedo, num texto intitulado A urgência de salvar o SNS , diagnostica a “plena crise” que atravessa o SNS e identifica, com detalhe e de forma sustentada, o que, na sua perspectiva, foram os erros e os passos dados para se chegar a este estado de urgência que exige a mobilização dos cidadãos para salvar o SNS.
Por conseguinte, este livro assume-se de particular interesse e constitui-se como um contributo valioso para o debate público sobre o Serviço Nacional de Saúde.
Salvar o SNS – uma nova Lei de Bases da Saúde para defender a Democracia está já disponível nas livrarias com o PVP de 11,00 €.
OS AUTORES
António Arnaut é advogado, político e escritor. Activista contra a ditadura, foi membro da Acção Socialista e candidato a deputado pela Oposição Democrática (1969). Fundador e actual presidente honorário do Partido Socialista, foi deputado e ministro dos Assuntos Sociais do II Governo de Mário Soares. É autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, em cuja defesa se tem empenhado, o que lhe valeu várias distinções e prémios. A Universidade de Coimbra conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa, pela sua acção cívica em defesa do SNS, e o Presidente da República atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 25 de Abril de 2016. Tem mais de 30 títulos publicados, de poesia, ficção, ensaio e intervenção cívica (especialmente em defesa do SNS e do Estado social).

Um livro interessante para o conhecimento do SNS e para relançar o debate sobre o que é, o que queremos que seja e o que podemos fazer para que o SNS ofereça os melhores cuidados.
ResponderEliminar