Melhores momentos do Mercado Medieval de Óbidos 2017

   Tal como prometido, venho finalmente partilhar convosco a minha opinião sobre o Mercado Medieval de Óbidos na sua edição de 2017. Vou mostrar-vos algumas das fotos que tirei e que penso retratarem os melhores momentos desta tarde que passei neste evento.


   Se conhecem minimamente a vila de Óbidos, não deve ser novidade para vocês o facto de esta estar sempre cheia de turistas. Nos dias do mercado medieval esta afluência torna-se ainda mais intensa, principalmente durante o dia. Se estão a pensar visitar este Mercado aconselho vivamente a reservarem um espaço para dormir dentro da vila, pois é apenas quando o sol se põe que conseguem estar mais tranquilamente e a quantidade de visitantes diminui.
   A vila estava extremamente bem decorada e estes estandartes vermelhos davam um colorido maravilhoso a todo o caminho que se fazia até ao castelo, local onde iríamos depois ter acesso ao recinto da feira.  
    

   Na volta do castelo éramos surpreendidos pelo facto de os estandartes afinal não serem apenas vermelhos pois, tal como podem ver na foto acima, o seu verso era azul e combinava de forma harmoniosa com as cores das casas desta maravilhosa rua.


   O tema deste ano era "Ser Mulher na Idade Média". Gostei do facto do papel da mulher ser exaltado e de no cartaz principal termos várias perspectivas dos diferentes papéis que as mulheres tinham na sociedade dessa época. É verdade que estive pouco tempo na feira (apenas uma tarde) mas penso que esse tema poderia ter sido ainda mais aprofundado.


   Ao entrar no recinto tínhamos logo em destaque uma zona chamada "Cabeço das Bruxas". Gostei imenso da decoração deste espaço, todo ligado ao misticismo e tive muita pena de não pode ver uma encenação intitulada "A Peste", que tinha lugar neste cenário, mas no dia da minha visita este espectáculo não se realizava.


   O Castelo, imponente em qualquer outro dia, torna-se um espaço com um peso e beleza ainda maiores por esta altura. É sempre uma zona privilegiada para fazermos umas belas fotografias e contemplarmos a beleza do local.


   A animação circulante foi muita e sempre pronta para trazer a alegria das musicas e danças medievais. Gosto imenso de música medieval e quando uma feira aposta pouco nesta área sinto-me sempre desiludida. Em Óbidos senti que o espírito medieval estava sempre presente onde quer que me encontrasse.


   Por fim, vou falar-vos do que para mim é sempre o ponto alto de uma feira medieval de qualidade... o Torneio de armas e cavaleiros. Já tenho assistido a diversos torneios em diversas feiras e posso dizer-vos que até hoje sempre achei que o torneio de Óbidos só podia ser destronado, de ser o melhor, pelo torneio da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
   Penso que nos dias de hoje já não se realiza um torneio com tanto rigor na Viagem Medieval, pelo menos não o fizeram no ano passado quando passei por lá. Posto isto, arrisco dizer que, de todos os que vi, este deve mesmo ser o melhor actualmente.


   Este torneio é realizado pelos "Cavaleiros do Tempo" que são neste momento o meu grupo de cavaleiros preferido. Ainda assim, acabei por não ficar totalmente satisfeita com esta exibição pois o meu cavaleiro favorito não esteve presente. Uma vez que agora esta equipa tem demonstrações permanente Silves os elementos acabam por estar divididos entre os diversos locais onde actuam. Ainda assim, foi um espectáculo bastante agradável e impressionante para quem não está habituado a estas demonstrações.


   Um último apontamento que tenho a fazer é que fiquei com a impressão que a feira cresceu um pouco e as áreas de refeições foram mais diversificadas. Por outro lado, fiquei com a sensação que este ano estavam presentes menos artesãos no recinto da feira, ainda que esta se tenha estendido mais um pouco pela vila.
   Alguém teve oportunidade de visitar este evento? Qual a vossa opinião? Aguardo ansiosamente os vossos comentários.
   Até breve...

1 comentário:

  1. Adoro o Mercado Medieval de Óbidos! Como tenho casa de férias perto, vou com a minha família todos os anos à noite! É tudo incrível, remete-nos mesmo para aqueles anos! Infelizmente, este ano não fui, mas pelas fotos parece que este ano esteve mais uma vez incrível!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar