Camões, I. P. e Porto Editora lançam: Português mais perto

quarta-feira, fevereiro 08, 2017


   Plataforma para ensino à distância da Língua Portuguesa em qualquer parte do mundo.

   Ontem, dia 7 de Fevereiro, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Porto Editora apresentaram Português mais perto (www.portuguesmaisperto.pt), numa sessão presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, da Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, e do Administrador da Porto Editora, Vasco Teixeira. A plataforma Português mais perto é uma solução educativa desenvolvida com base na tecnologia da Escola Virtual e tem por objectivo promover a aprendizagem da Língua Portuguesa em qualquer parte do mundo, fazendo-o em duas vertentes: Português Língua Materna, para alunos que frequentaram a escola em Portugal e têm no seu horizonte voltar ao sistema escolar português, e Português Língua de Herança, para alunos que pretendem aprender, ou mesmo consolidar, a aprendizagem do português, como língua não materna.

   Para o efeito, a plataforma Português mais perto reúne dezenas de aulas interactivas para a aprendizagem da língua, assentes em conteúdos multimédia educativos diversificados e de grande qualidade científica e pedagógica, proporcionando assim uma experiência de estudo motivadora e orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno. Uma orientação que é complementada, numa segunda modalidade, com a possibilidade de dispor de apoio de um tutor. Para os alunos não residentes em Portugal, mas que iniciaram a sua escolarização em Portugal e planeiam regressar, Português mais perto é a melhor opção, pois permite continuar a estudar Português de acordo com o currículo nacional, facilitando a preparação para o Exame Nacional e o ingresso no Ensino Superior em Portugal. 

   A pensar nos alunos a quem se destina o Português Língua de Herança, a Porto Editora criou um conjunto de cursos em linha, organizados segundo os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR)* e do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE), do nível A1 ao C1 com dezenas de aulas interactivas para que possa aprender português ao seu ritmo. De referir que ambas as vertentes estão disponíveis em versões com tutoria, assegurada por professores seleccionados pelo Camões, I. P. que providenciam apoio em modo assíncrono, orientando as aprendizagens, atribuindo tarefas e esclarecendo dúvidas. O perfil “Tutor” da plataforma Português mais perto permite a prestação deste apoio e possibilita aos docentes o acesso a diversos recursos didácticos, aos quais o tutor pode acrescentar materiais desenvolvidos por si, agilizando o planeamento das aulas e permitindo a gestão personalizada do percurso educativo dos alunos

   A iniciativa Português mais perto decorre no âmbito da política de internacionalização da língua portuguesa, tendo em consideração que muitas das famílias residentes no estrangeiro procuram manter a ligação dos seus filhos com a língua portuguesa. O desenvolvimento desta plataforma corresponde a uma oferta educativa complementar e procura colmatar as necessidades dos portugueses a viver no estrangeiro, cujo número aumentou em cerca de 500 mil entre 2011 e 2014.

   Para Vasco Teixeira, o envolvimento da Porto Editora neste projecto comprova o “enorme sentido de responsabilidade da editora e o compromisso que tem para com a difusão da nossa língua e da nossa cultura, sendo de sublinhar a experiência singular que tem no apoio à educação e formação de gerações de portugueses.”

Poderá também gostar de…

0 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg