O Teu Cão Nunca Te Abandonaria!




   Chega a época das férias e o número de animais abandonados cresce. Acontece um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o número de cães e gatos a darem entrada nos centros municipais de recolha de animais atingiu um pico, de cerca de 600 por semana, em 2014.
   Provavelmente com o efeito da criminalização dos maus tratos e abandono, o número caiu um pouco em 2015 — mas continuava a ser preocupante. Continua a sê-lo. Foi com uma realidade semelhante como cenário que, em França, a fundação 30 Millions d’Amis lançou recentemente uma campanha de sensibilização que está a gerar emoção nas redes sociais. A história é de um homem que abandona o seu cão, mas cujo cão nunca o abandona. Até ao fim. 
   O abandono — sublinhe-se — é um crime. "Quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias", prevê a lei. Quem testemunhar casos que possam constituir crime deve denunciá-los à GNR, através da linha SOS Ambiente e Território, ligando para o número azul 808 200 520, ou acendendo à página de Internet. Há também um email da PSP (defesanimal@psp.pt) e um número de telefone 21POLICIA (217654242), para onde se podem fazer as mesmas denúncias ou pedir esclarecimentos.



   Estou de férias e trouxe o meu amor de 4 patas comigo. Quando vi este anúncio senti que tinha que o partilhar aqui, pois nunca é demais lembrar esta triste realidade. Custa-me compreender como é que alguém consegue abandonar um animal de estimação.
   Se não têm condições para ter os animais, ou não gostam realmente deles, nem sequer pensem em comprar ou adoptar. Ter um animal de estimação é uma responsabilidade imensa e nem toda a gente está disposta a isso, por isso este assunto deve ser amplamente ponderado. 
   Se tiverem conhecimento da prática deste crime, denunciem!
   Até breve...

3 comentários:

  1. Completamente de acordo, Carina! A minha Merlie deu-me forças para seguir em frente centenas de vezes... como é que alguém pode abandonar um animal de estimação, seja lá em época do ano for? Há tanto a fazer no que diz respeito à educação das pessoas! Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Embora não tenha nenhum animal de estimação acho totalmente incompreensível e inaceitável que se abandone ou maltrate um animal.

    ResponderEliminar
  3. Não compreendo como as pessoas podem simplesmente abandonar um animalzinho que lhes dá amor incondicional !

    ResponderEliminar