Livro A Luz do Fogo (opinião)


Sinopse:
   Marcada como especial numa idade precoce, Jacinda sabe que cada movimento seu é controlado, mas anseia pela liberdade de poder fazer as suas próprias escolhas. Quando quebra o princípio mais sagrado entre a sua espécie, quase chega a pagar por isso com a própria vida. Até ser salva por um belo desconhecido. Um desconhecido que foi enviado para caçar aqueles que são como ela. Jacinda é uma draki - descendente de dragões cuja maior defesa é a habilidade secreta de mudar para a forma humana.
   Forçada a fugir para o mundo mortal com a sua família, Jacinda esforça-se por se adaptar ao seu novo ambiente. A sua única luz é Will. Um jovem lindo e evasivo que devolve a vida ao seu draki interior. Embora se sinta irresistivelmente atraída por ele, Jacinda sabe o segredo obscuro de Will: ele e a sua família são caçadores. Deve, por isso, evitá-lo a todo custo. 
   Mas o seu draki interior está a morrer lentamente - se ele morrer, ela será humana para sempre. Fará tudo para impedir que isso aconteça. Mesmo que isso signifique ficar mais perto do seu mais perigoso inimigo. 
   Poderes míticos e um romance de tirar o fôlego inflamam a história de uma rapariga que desafia todas as expectativas e cujo amor atravessa quaisquer obstáculos.

Opinião:
   Eu sei que este é um livro já um pouco antigo (publicado em 2011) mas gostei tanto de o ler que tinha mesmo que partilhar a minha opinião convosco. Comprei este livro em promoção no supermercado, assim que o vi adorei de imediato a capa e, depois de ler a sinopse, percebi que não poderia deixar de o trazer para casa. 
   Além deste livro ter uma capa maravilhosa, como boa viciada em livros que sou, fiquei deliciada com o cheiro das folhas, que passei o tempo todo a cheirar ao longo da leitura. 
   Mas passando à história propriamente dita, posso dizer que fiquei fascinada com a personagem principal, Jacinda. Esta personagem demonstra uma grande maturidade, altruísmo, coragem e capacidade de auto-controlo e resistência. Apesar de ser jovem. são colocadas sobre ela expectativas gigantes e, essas expectativas, pesam na sua vida todos os dias e têm influência em cada uma das suas escolhas. Mas, como em todos os livros, a história acaba por se complicar e Jacinda descobre que o seu clã é muito mais manipulador do que ela poderia imaginar, acabando ela por quebrar as regras e passar a ser procurada.
   O clã de Jacinda é composto por Drakis, e como eu adoro Dragões fiquei fascinada com as descrições dos poderes que cada um pode ter e maravilhada com o poder de Jacinda que, além de ser muito importante, se encontra em vias de extinção, pois ela é a última Draki com essa habilidade especial.
   Temos ainda uma história de amor impossível entre uma Draki e um caçador. Jacinda começa a aproximar-se de Will pois ele parece despertar o seu Draki interior de forma muito intensa, mas à medida que a história se desenrola podemos perceber que o jovem caçador Will também esconde um segredo muito especial que vai mudar o rumo da história e forma como Jacinda o vê. 
   Adoro as descrições feitas por Jacinda quando ela explica o que é sentir que está a mudar da forma humana para Draki, são descrições muito pormenorizadas e intensas, que nos levam mesmo a perceber as sensações exactas que ela tem naquele momento.
   Se procuram imortalidade, esta história também ronda esse tema pois os Draki, apesar de não serem propriamente imortais, pois são muitas vezes mortos pelos caçadores devido às suas habilidades especiais, podem viver até aos 300 anos. Este facto também me fascinou e mostra que há com certeza muitas histórias para contar acerca de uma vida com essa longevidade. 
   Em suma, se gostam de fantasia, em especial dragões, recomendo vivamente esta história pois eu adorei a sua mitologia e personagens. Sei que existem mais volumes mas creio que não foram publicados em Portugal, vou ter mesmo que os procurar e ler nem que seja em Inglês pois fiquei ansiosa por mais. 
   Já leram este livro? 

1 comentário: