Larga quem não te agarra, de Raul Minh'alma (opinião)

Sinopse:
   O objectivo é fazer-te agarrar quem merece estar na tua vida e largar quem nada faz por estar nela.
   Este é um livro sobre o leitor. Sobre todas as pessoas que não conseguem expressar por palavras o que vai dentro delas. A missão de Raul Minhalma é dar voz aos corações que sofrem e às mentes que sonham e não querem deixar de acreditar no amor e na vida. É fazer o leitor sentir-se ouvido, compreendido e confortado, na dor ou na alegria. 
   Larga Quem Não Te Agarra é composto por 500 textos com os relacionamentos como tema central. Pretende expor as angústias pelas quais todos passamos mas também, e acima de tudo, invocar o amor pelo próximo e por si mesmo. Este livro tem o poder de mudar a forma como nos relacionamos com os outros e como encaramos a vida. Quem absorver cada uma das suas palavras será uma pessoa mais forte e confiante quando chegar à última página.

Opinião:
   Este ano, tenho tentado ler mais alguns autores portugueses pois penso que temos que valorizar o talento nacional. Após ouvir falar imenso sobre este autor, decidi dar uma oportunidade à sua escrita e comprei este livro em segunda-mão sem saber muito bem o que esperar.
   Este livro é, na verdade, uma compilação de diversos textos escritos por Raul Minh'alma. É um só volume que acaba por conter várias histórias, com vários temas. 
   O grande mote deste livro, e dos seus diversos textos, são os relacionamentos. Contudo, dentro deste grande tema, temos muitos outros subtemas que se entrelaçam no grande tema central. Este livro consegue englobar amor, desamor, tristeza, solidão, revolta, entendimento e acima de tudo reflexões muito profundas.
   É inevitável que, ao longo da leitura, nos identifiquemos com alguns textos e fiquemos a sentir que poderiam ter sido escritos por nós ou para nós. Esse é, para mim, um dos pontos mais fortes e interessantes deste livro.
   Não sei se foi o livro ideal para começar, ou se os outros romances do autor serão muito diferentes deste volume, mas posso dizer que gostei muito deste meu primeiro contacto com a escrita de Raul Minh'alma.
   Se fosse pegar agora neste livro, teria provavelmente intercalado esta leitura com outras. Penso que se o tivesse feito teria tido mais tempo para digerir certos textos e reflectir de forma mais profunda sobre eles. Este é, a meu ver, o livro ideal para se ir lendo aos poucos e voltar a reler algumas passagem quando estamos a sentir ou a passar por uma fase semelhante à descrita nestes textos.
   Esta acabou por ser uma leitura surpreendente que me deixou muito curiosa para ler outros livros deste autor, que julgo ainda ter muito para dar à literatura nacional.
   Recomendo a todos os que gostam de um livro que leve à reflexão e tenham  especial interesse numa leitura sobre relacionamentos e a sua complexidade.

Classificação:

0 comentários:

Enviar um comentário