A Fórmula do Amor, de Helen Hoang (opinião)


Sinopse:
Será que o amor tem alguma lógica? 
   Para Stella a lógica é a única constante do universo. Inteligente e bem-sucedida, a jovem cria algoritmos para prever as compras dos consumidores – um emprego muito bem pago mas que não a ajuda a perceber os homens. Para piorar, Stella tem síndrome de Asperger e é-lhe mais fácil analisar números complexos do que iniciar um simples relacionamento amoroso. Perante a pressão da mãe para começar uma família, a jovem elabora um plano pouco convencional: CONTRATAR UM ACOMPANHANTE PARA A ENSINAR A SER A NAMORADA PERFEITA.
   Michael Phan usa o charme e a aparência para conseguir algum dinheiro extra que lhe permita pagar as contas que se acumulam. E é com profissionalismo que o acompanhante de luxo aceita ajudar Stella em todos os pontos do seu detalhado plano de trabalho, DOS PRELIMINARES ÀS SITUAÇÕES MAIS ÍNTIMAS.
   Mas quanto mais tempo passam juntos, mais Michael fica encantado com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, sente-se impelida a sair da sua zona de conforto e a descobrir uma nova constante do universo: O AMOR.

Opinião:
   Quando descobri este livro, fiquei desde logo muito cativada pela capa e pela sinopse. Achei que seria um livro com uma abordagem totalmente diferente de muitos outros que tenho lido dentro deste género. Será que estava certa? A resposta é: ABSOLUTAMENTE!
   Em primeiro lugar, não posso deixar de referir que, o facto de a personagem principal ter síndrome de Asperger, foi um dos pontos que mais me levou a querer conhecer esta história. Contudo, não sabia muito bem o que esperar relativamente à forma como a autora iria abordar um tema tão importante. 
   No início,  pensei que o livro seria de leitura mais superficial, mas estava redondamente enganada. Este livro é uma verdadeira montanha-russa de emoções que nos dá momentos cómicos, drama, romance, paixão e a realidade do dia-a-dia de alguém com síndrome de Asperger. A autora é brilhante ao conseguir equilibrar todos os este factores numa história completamente viciante que nos faz reflectir, sorrir e sonhar através das páginas que vamos lendo.
   Os dois personagens principais são absolutamente adoráveis e é totalmente impossível não nos encantarmos com ambos. Cada um deles tem as suas questões complexas a nível pessoal mas, apesar de tudo, demonstram um grau enorme de humanidade e superação.
  Um ponto que acho importante referir, e que algumas pessoas poderão questionar, é que não devemos comparar o síndrome de Asperger de Stella com outros casos que conhecemos ou que nos foram relatados. Cada indivíduo é único, reagindo de maneira especifica. O que é funcional em Stella, pode não o ser noutros indivíduos com este mesmo síndrome, não se podem fazer comparações e muito menos generalizações. Ainda assim, tendo tudo isto que mencionei em mente, esta história poderá inspirar muitas pessoas que lutam para ultrapassar as suas dificuldades, mesmo em muitas outras situações para além do Asperger.
   Este é um livro de leitura fácil, rápida e fluída, que me deixou a desejar continuar a acompanhar as próximas obras desta escritora. 

Classificação:

3 comentários: