O mapa que me leva até ti, de J. P. Monninger (opinião)


Sinopse:
   Às vezes, uma troca de olhares pode ser o princípio do resto da tua vida.
Heather já acabou os estudos e está prestes a aceitar uma proposta de emprego num grande banco em Manhattan. Antes disso, no entanto, decide fazer uma viagem de comboio pela Europa com as amigas. Umas férias merecidas, antes de começar a vida adulta. Até aqui, tudo normal, certo?
   Mas quando um rapaz chamado Jack lhe pede licença e trepa pelo seu assento no comboio para se deitar a dormir no compartimento de bagagens, Heather percebe que esta viagem talvez não vá ser tão normal assim.
   Chegados a Amesterdão, já são inseparáveis. Enquanto descobrem os canais da cidade holandesa, Jack partilha com Heather os motivos da sua viagem. Tem um velho diário, do seu avô, que refere todos os sítios aonde quer ir. O casal, juntamente com uma série de amigos, vai acabar por percorrer o itinerário do avô de Jack o melhor que pode.
   Mas será que Jack está a contar a Heather tudo sobre o seu passado? E será o encanto do velho continente suficiente para cimentar um amor que apareceu do nada? Um romance enternecedor, que vai derreter até os corações mais resistentes. Se gosta de histórias de amor e tem uma paixão por viajar, este livro é para si.

Opinião:
   Esta foi uma das minhas leituras de Janeiro. Já tinha este livro há algum tempo na estante e estava realmente ansiosa para o ler. Julguei ser uma leitura leve, uma vez que retratava um romance jovem, e que me ia deixar prendida às suas páginas devido à minha paixão por viajar. 
   Se por um lado acertei em cheio, por outro as minhas expectativas saíram completamente ao lado. Este é sem dúvida um livro que apaixona qualquer amante de viagens, mas não nos podemos deixar enganar pelo seu ar "young adult" pois tem uma profundidade muito maior do que eu esperava.
   Os personagens são adoráveis, encontram-se de forma inesperada e, à primeira vista, parecem ser o oposto um do outro. Ainda assim, o romance entre ambos floresce de forma natural e muito bonita. Identifiquei-me em alguns pontos com a Heather, que também tem uma paixão pela leitura, mas foi impossível não me identificar com o Jack em diversas situações. 
   Claro que nesta história nem tudo é perfeito, e um segredo com um impacto gigantesco ameaça toda esta aura de felicidade que se cria no início do livro. Para mim, o único ponto menos positivo deste livro foi mesmo o facto de ter adivinhado esse segredo cedo demais. Contudo, esse factor não me afastou da narrativa, pelo contrário, fiquei ainda com mais vontade de perceber se as minhas suspeitas se confirmavam. Ao perceber que se confirmavam fiquei com o coração desfeito, mas isso não apaga a beleza desta história.
   Este é sem dúvida um livro de leitura fácil e rápida que me levou do sorriso às lágrimas num curto espaço de tempo. Posto isto, não me importava nada que a narrativa se tivesse estendido mais e houvessem ainda mais pormenores sobre os locais que vão sendo visitados durante a viagem que nos é descrita.  
   Amei algumas partes deste livro de forma muito especial, pois descrevem locais que já tive oportunidade de visitar. Este livro teve o dom de me fazer querer voltar a esses locais e desejar viajar para outros que ainda não visitei. É também um livro que nos faz querer aproveitar a vida, desfrutando cada dia que temos para viver.
   Se procuram um livro cheio de aventura, viagens, romance e algum drama, este é sem dúvida um livro obrigatório que eu recomendo a 100%. 
    
   Classificação:

2 comentários:

  1. Parece ser do género de livros que gosto de ler. Fiquei com curiosidade!

    ResponderEliminar
  2. Hummmm, à primeira vista não me chamou à atenção mas fiquei curiosa quanto ao segredo.. ahaha

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar