A Vendedora de Azevinho, de Dilly Court (opinião)

Sinopse:
   É Véspera de Natal. O vento faz rodopiar a neve sobre as ruas de Londres. À porta de uma casa em Angel Lane, uma bebé abandonada, embrulhada numa manta, aguarda a sua sorte…

Angel, cujo nome se deve à rua onde é encontrada, parece destinada a ter uma vida miserável. Embora seja acolhida numa casa cheia de amor, um cruel golpe do Destino atira-a novamente para as ruas da cidade, onde todos os dias luta para sobreviver.
   E agora que o Inverno se aproxima, Angel treme de frio enquanto tenta vender azevinho a quem passa, na esperança de que alguém se compadeça dela. Podia estar mais confortável, pois possui uma jóia valiosa – um anel de ouro e rubi que vinha escondido na sua manta de bebé – mas prefere morrer à fome a abdicar do único laço que a prende às suas misteriosas origens …
   A Vendedora de Azevinho marca a aguardada estreia da autora bestseller Dilly Court em Portugal. Um romance pleno de ternura, perfeito para as longas noites de Inverno.

Opinião:
   Esta foi a minha primeira leitura de 2019 e fico contente que assim tenha sido. Desde que soube do lançamento deste livro, fiquei cheia de vontade de o ler. Tinha planeado fazer esta leitura no Natal, pois o tema era o ideal para essa época, mas não consegui e por isso iniciei o livro em Janeiro.
   Nunca tinha lido nada desta escritora mas fiquei surpreendida de forma positiva, pois as personagens que apresenta são muito fortes e descritas de forma clara, deixando desde logo estabelecido o papel de cada uma nesta narrativa.
   A personagem central, Angel, é admirável. Penso mesmo que é totalmente impossível não gostar de alguém tão forte, destemido e lutador, mas ao mesmo tempo doce e sensível, sempre com um grau de humanidade e humildade desconcertantes. 
   A construção da narrativa é muito interessante pois vai oscilando entre o passado e o presente. Existem diversas pontas soltas, que parecem não ter uma razão óbvia, mas que ao longo do livro vão sendo ligadas uma a uma, fazendo todo o sentido, e ainda acabam por adicionar um grau de suspense extra a este belíssimo romance.
   Neste livro estão presentes de forma muito clara a força da superação, todos os obstáculos que a vida vai colocando e que de alguma forma acabamos por transpor, as intrigas e vinganças que minam a vida de muitos, e ainda o poder da família e do amor.
   Esta é uma história ideal para ler durante o inverno, dá-nos um toque de magia natalícia e a mim fez-me agradecer ainda mais por ter tido sempre uma família maravilhosa do meu lado. A vida de Angel levou-me a reflectir um pouco sobre todas as coisas que temos, que à primeira vista parecem simples, por as darmos como adquiridas, mas que no fundo são as mais valiosas.
   A juntar a todos estes ingredientes, temos ainda algum romance, e posso desde já afirmar que me surpreendi um pouco pelo rumo que a vida amorosa de Angel tomou, ainda que pessoalmente tenho adorado o seu desfecho. 
   Recomendo a leitura deste romance a todos os fã deste género literário e a quem esteja à procura de um livro carregado de amor, esperança, superação e ternura.

Classificação:

1 comentário:

  1. Fiquei com muita vontade de ler este livro! Parece-me dentro do meu estilo..e com a tua sinopse!! Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar