FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos


   De 27 de Setembro a 7 de Outubro, Óbidos é Ponto (d)e Encontro. Encontro de escritores, leitores, artistas, músicos, livros, letras… e muitos Pontos de vista diferentes.

   O Festival Literário Internacional de Óbidos teve a sua primeira edição em 2015 e tornou-se num dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal. Com uma programação diversificada espalhada entre onze dias intensos, o FOLIO é dividido em várias linhas de programação: Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra. De entre as várias iniciativas, destaque para as exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras actividades.
   Este ano, todo o programa está subordinado ao tema: Ócio, Negócio e a Invenção do Futuro.

   Pretende-se abordar formas de como lidar com o novo laço social da globalização nas suas múltiplas expressões e fomentar uma discussão mais alargada sobre a hipermodernidade; o individualismo; a solidão; o consumo e os media; a quebra dos imperativos nos costumes; e a crise actual das identidades. Queremos incentivar uma discussão viva e rica das constituições culturais, dos nossos limites, e apelar a uma renovada sensibilidade para o século XXI.

   Este festival não limita a literatura ao espaço dos livros, mas cria relações improváveis de humanização, compreensão e comunidade e torna possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, ampliando a concepção e a possibilidade de multiplicar a literatura e os outros sectores de actividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação. E a dinâmica cultural é, ao longo de todo o ano, constante em Óbidos Vila Literária; um trabalho e uma Vila que marcam o panorama cultural nacional a que ninguém fica indiferente.

FOLIO AUTORES
   A secção do festival dedicada às mesas de autores. Sem dúvida o ponto alto deste festival onde contamos com convidados especiais, desde filósofos, escritores, académicos, políticos, viajantes, entre outros.

FOLIA
   A vertente mais festiva do FOLIO, com concertos, exposições, instalações, cinema, conversas, teatro, performances e espectáculos de rua. Uma das secções com mais relevância e destaque do evento ao desafiar grandes nomes da música, das letras e das artes a apresentarem trabalhos, iniciativas, perspectivas ou abordagens inéditas.

FOLIO BOEMIA
   Esta linha de programação, dentro da FOLIA, é uma estreia no FOLIO, virá a luz (da noite), pela primeira vez, em 2018. E ainda uma programação dedicada a quem pernoita em Óbidos. As actividades começarão às 00h05 e pretendem ser o mote para encontros de cultura e literatura. Realiza-se em cafés, livrarias, bares e espaços improváveis.

FOLIO EDUCA
   Um encontro único dedicado à literacia e à formação de novos leitores. É um trabalho efectuado ao longo do ano com escolas e professores a nível nacional, workshops e tertúlias durante o festival. Secção que inclui anda um Seminário Internacional de Educação com a participação dos principais agentes nacionais e internacionais da área da Educação

FOLIO ILUSTRA
   Óbidos deixa-se ilustrar sem poupar no sonho, na poesia do encontro que desinquieta a Vila e a transforma num “Lugar Comum” a todos os criadores, ilustradores, autores e fantasistas. O FOLIO ILUSTRA é o lugar das narrativas extraordinárias, dos encontros alegres, da educação do olhar, da ilusão, da relação e da ousadia que evoca todos os sentidos para a leitura. Festa, Encontro, Cor, Invenção, Fantasia, Leitura, Alegria, são as palavras que servem de inspiração para um encontro de linguagens, traços, vozes ilustradas que se farão ouvir, ver e sentir durante duas semanas de folia.

NÚMEROS GERAIS DO FOLIO 2018
N.º total de Actividades: 185 
N.º de Exposições: 11
N.º de Concertos: 25
N.º de Mesas Principais: 26
N.º de convidados: 554 participantes directos no Folio
Horas de programação: 831 horas

Programa completo: aqui

Informações retiradas de "Óbidos Vila Literária" e "Óbidos Diário".

0 comentários:

Enviar um comentário