30 mil portugueses votaram durante o mês de Dezembro para escolher a candidata favorita.
A Porto Editora acaba de anunciar, numa cerimónia que decorre na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Loures, que os portugueses elegeram "incêndios" como PALAVRA DO ANO ® 2017 .
O vocábulo vencedor arrecadou 37% dos votos dos cibernautas, seguindo-se as palavras "afeto" (20%) e "floresta" (14%). Já "vencedor" conquistou apenas 8% da votação e a palavra "crescimento" arrecadou 5%, tal como "cativação". A lista de candidatas fica completa com "desertificação" (4%), "gentrificação" (3%), "peregrino" (3%) e, por fim, "independentista" com apenas 1% dos 30 mil votos registados durante todo o mês de dezembro em www.palavradoano.pt .
A palavra "incêndios" integrou a lista das 10 candidatas a PALAVRA DO ANO ® tendo em conta os sucessivos incêndios em todo o país que fizeram de 2017 um dos anos mais trágicos de sempre, pela enorme quantidade de vítimas e pela dimensão da área atingida. Nesta votação, os portugueses não deixaram de assinalar o impacto que a palavra teve no último ano.
No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, disponível gratuitamente em www.infopedia.pt , a palavra "incêndios" apresenta-se da seguinte forma:
incêndio
in.cên.di.o
nome masculino
1. ato ou efeito de incendiar
2. fogo destruidor, que lavra com intensidade, geralmente assumindo grandes proporções
3. destruição provocada pelo fogo
4. combustão não controlada
5. figurado rápido e violento desenvolvimento de algo que causa perturbação geral
6. figurado exaltação de sentimentos; ardor; fervor
Assim, "incêndios" sucede como PALAVRA DO ANO ® a "geringonça" (2016), "refugiado" (2015), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009).
A nona edição da PALAVRA DO ANO ® veio confirmar esta iniciativa da Porto Editora como uma das mais relevantes no âmbito da promoção da língua portuguesa, estando já perfeitamente consolidada no calendário dos portugueses e tendo contabilizado o maior número de votos desde o início da iniciativa, com cerca de 30 mil portugueses a participar na eleição.
Inicia-se, agora, a décima edição da PALAVRA DO ANO ® , com o trabalho de observação e análise do qual resultarão as dez candidatas a PALAVRA DO ANO ®2018.
A PALAVRA DO ANO ® além fronteiras
Esta foi, também, a segunda edição da PALAVRA DO ANO ® em Angola e Moçambique. A responsabilidade desta iniciativa é das empresas que integram o grupo editorial da Porto Editora naqueles países, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique , que contam com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
Seguindo as mesmas regras da iniciativa em Portugal, as votações decorreram através dos sites www.palavradoano.co.ao e www.palavradoano.co.mz . A PALAVRA DO ANO ®2017 eleita pelos moçambicanos foi "tseke" e, em Angola, a palavra vencedora será conhecida no próximo dia 30 de janeiro, no Centro Cultural Português, em Luanda.
Além disso, a PALAVRA DO ANO ® tem sido referenciada internacionalmente e já inspirou iniciativas semelhantes no Brasil e na Áustria, por exemplo.
Infelizmente, a tragédia que se abateu em Portugal, em 2017, fazia antever que fosse esta a palavra vencedora.
ResponderEliminar