A Síndrome de Peter Pan, de Eliana G. Pyhn (opinião)

sexta-feira, outubro 06, 2017


Sinopse:
   O relacionamento apresentado neste livro mostra uma realidade que inúmeras mulheres enfrentam na vida quotidiana, tanto real como virtual, ao encontrarem parceiros portadores da Síndrome de Peter Pan. A história mostra as dificuldades vividas pelo homem Peter Pan e, também, pelas pessoas que se relacionam com ele. No desenrolar da trama, verá que este comportamento é muito mais comum do que se imagina, e provavelmente identificará alguém do seu convívio que possui o perfil do homem Peter Pan.
   Se este comportamento trás sofrimento as pessoas directamente envolvidas, muito maior é o dano quando estas atitudes se multiplicam e passam a dominar o comportamento de uma sociedade.
   E é, precisamente o que vivemos hoje, uma sociedade carente de adultos, de referências maduras e de verdadeiros líderes, mas, saturada de comportamento adolescente. Uma sociedade de Peter Pans vive à margem do mundo real, caminhando sem rumo e sem propósito, resultando na estagnação de toda uma geração.

Opinião:
   Este livro foi-me, gentilmente, cedido pela 4 Estações Editora. Fiquei desde logo muito curiosa com o seu tema pois tenho formação na área da psicologia. 
   O livro começa por esclarecer o que é a Síndrome de Peter Pan (SPP), por isso, quem não tem qualquer conhecimento nesta área pode ler o livro e compreender todo o seu conteúdo de forma fácil. A escrita é bastante clara e mesmo quem nunca teve contacto com estes termos tem uma leitura totalmente acessível.
   Além do estilo de escrita cativante, o livro encontra-se muito bem estruturado nos seus diversos capítulos e leva o leitor numa imersão gradual neste complexo mundo da SPP.  
   A narrativa é baseada em emails e mensagens trocadas entre os dois personagens que compõem este livro. Contudo, no final de cada capítulo é explicado ao leitor tudo aquilo que pode ser lido nas entrelinhas dos diálogos, abolindo assim qualquer dúvida que possa ter surgido e clarificando os comportamento próprios da SPP.
   Penso que o facto do livro simular uma situação real de troca de emails e mensagens, traz mais interesse e dinamismo a toda a sua narrativa e permite mostrar ao leitor todos os planos da vida de alguém que são afectados pela SPP. 
   Este livro vai com certeza mostrar a alguns leitores que afinal já se cruzaram com alguém com SPP e na altura podem nem se ter apercebido desse facto, ou de não o terem identificado como tal. 
   Em certa medida, especialmente para o género feminino, o livro leva-nos a colocar-mo-nos um pouco no papel da personagem, e a questionarmo-nos sobre quais seriam as nossas acções ao depararmo-nos com um homem com SPP. 
   Outro ponto a destacar, é a decoração interior do livro que é muito atractiva, com imagens e frases que permitem reflectir sobre os diversos campos que vão sendo abordados a cada capítulo. Ainda que eu já conhecesse a maioria das frases apresentadas, gostei especialmente da utilização de diversas frases de Fernando Pessoa e Augusto Cury.
   Nunca tinha tido qualquer contacto com esta autora, mas posso dizer que me surpreendeu e vou, com toda a certeza, continuar a seguir o seu trabalho.
   Por fim, posso afirmar que este é sem dúvida um livro que mostra a complexidade das relações e do ser humano, especialmente quando existem factores como a SPP envolvidos.
   Recomendo a todos a leitura deste livro, mas em especial para aqueles que pensa já se ter cruzado com alguém com SPP ou que queiram saber mais sobre este tema. 
   Quando à classificação, só não dei 5 estrelas porque penso que o final poderia ser um pouco mais elaborado. Ainda assim, é uma leitura maravilhosa que superou as expectativas!

Classificação:

Poderá também gostar de…

2 comentários

  1. Um livro com um tema muito curioso e muitos de nós já nos cruzámos, de alguma forma, com um Peter Pan.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg