Clérigos: guia para conhecer o ex-líbris do Porto, de Germano Silva (divulgação)

quinta-feira, setembro 28, 2017

Não Ficção
Capa: mole com badanas
PVP: 9,90 €

Guia dos Clérigos está disponível em quatro idiomas e é apresentado no dia 30 de Setembro

   Erguendo-se a mais de 75 metros da altura, a Torre dos Clérigos domina o horizonte do centro do Porto há mais de 250 anos. No entanto, esta torre é apenas a face mais visível de um admirável conjunto arquitectónico e do trabalho de uma ordem clerical que ainda hoje se faz sentir na cidade. Clérigos: guia para conhecer o ex-líbris do Porto é o mais recente livro de Germano Silva, jornalista e cronista incontornável da história e das histórias do Porto, e promete dar a conhecer todos os segredos deste monumento portuense.
   Mais do que um tratado sobre a Irmandade dos Clérigos ou um ensaio sobre o Barroco, este é um guia de fácil consulta, acessível a todos, e que leva leitores e visitantes pelos quase três séculos de história deste símbolo, desvendando também significados de altares ou pormenores artísticos e divulgando factos pouco conhecidos, tal como o meridiano da Torre ou a façanha dos Puertollanos e do seu Chá nas Nuvens, em 1917.
   Clérigos: Guia para conhecer o ex-líbris do Porto, tem também edição em castelhano, francês e inglês, e é apresentado este sábado, dia 30 de Setembro, na Igreja dos Clérigos, a partir das 18:00.

SINOPSE
   Há mais de 250 anos que a Torre dos Clérigos se eleva no horizonte do Porto.
   Além de dar a conhecer a arquitectura do ex-líbris da cidade, este guia conta a história de todo o conjunto dos Clérigos, que a torre veio rematar.
   É também um registo de memórias da Irmandade que deu nome a este sítio e que ainda hoje dele cuida, mantendo vivo o símbolo máximo da cidade.

O AUTOR
   Nasceu em Penafiel, em 1931. Veio com a família para o Porto quando tinha somente um ano de idade. Fez nesta cidade a Instrução Primária, após o que começou de imediato a trabalhar para ajudar o pai, um modesto guarda-freios da antiga Companhia Carris de Ferro do Porto, a equilibrar o magro orçamento familiar. Foi marçano num retroseiro da Rua de Santa Catarina. Trabalhou, depois, na desaparecida Fábrica de Fósforos e logo a seguir na Fábrica de Lanifícios de Lordelo. Na década de cinquenta frequentou, em horário nocturno, o Curso Geral de Comércio na antiga Escola Comercial de Oliveira Martins. A conclusão do curso possibilitou-lhe a entrada, como escriturário, na Secretaria do Hospital de Santo António.
   Ingressou no jornalismo em 1956 como colaborador desportivo no Jornal de Notícias. Três anos depois foi admitido nos seus quadros redactoriais. Aí fez toda a sua carreira, percorrendo todos os escalões da profissão: estagiário, repórter informador, repórter, redactor e chefe da Redacção. Aposentou-se em 1996, mas continua ligado ao JN, onde mantém a coluna dominical À Descoberta do Porto.
   Foi dirigente sindical em várias legislaturas e membro do desaparecido Conselho de Imprensa. Pertenceu aos corpos gerentes do Teatro Experimental do Porto, da Cooperativa Árvore e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, de que é presidente da Assembleia Geral. É sócio fundador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e membro do seu Conselho Fiscal. Foi correspondente do semanário Expresso no Porto e, nesta cidade, exerceu também por largos anos o cargo de delegado do desaparecido semanário O Jornal e da Visão, onde ainda colabora com uma crónica semanal dedicada ao Porto.
   Foi distinguido pelas Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel com as medalhas de mérito de ouro. É Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Poderá também gostar de…

5 comentários

  1. Adoraria conhecer torre dos clérigos e esse guia seria fantástico obrigada pelo post

    ResponderEliminar
  2. um guia fantástico , tenho muita vontade de visitar torre clerigos e seria fantástico esse guia-.

    ResponderEliminar
  3. Embora eu seja natural do Porto sinto que tenho que (re)descobrir a cidade que me viu nascer e este Guia dos Clérigos parece-me muito interessante e uma excelente ajuda.

    ResponderEliminar
  4. Parece ser um guia fantástico!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg