Geringonça - eleita PALAVRA DO ANO 2016


Mais de 25.000 portugueses participaram na eleição da PALAVRA DO ANO® 2016.

   Em cerimónia realizada hoje, às 10:30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a Porto Editora anunciou a PALAVRA DO ANO® 2016 eleita pelos portugueses: “geringonça”.
   O vocábulo “geringonça” foi eleito com 35% dos votos, seguido por “campeão” (29%) e “brexit” (8%). Os resultados obtidos pelas 10 palavras candidatas nesta edição foram:


   A palavra “geringonça”, usada para designar a coligação parlamentar que apoia o atual governo, integrou a lista das 10 candidatas a PALAVRA DO ANO® considerando o destaque que teve ao longo do ano de 2016.
   Assim, “geringonça” sucede como PALAVRA DO ANO® a “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).
   Esta oitava edição da PALAVRA DO ANO® contabilizou o maior número de votos desde o início da iniciativa, foram mais de 25.000 os portugueses que participaram na eleição.


Iniciativa atravessa fronteiras
   Pela primeira vez, este ano serão conhecidas as PALAVRA DO ANO® em Angola e Moçambique. A responsabilidade desta iniciativa é da Porto Editora e das empresas que integram este grupo editorial, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique, contando com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua naqueles países.
   Seguindo as mesmas regras da iniciativa em Portugal, as votações decorreram através dos sites www.palavradoano.co.ao e www.palavradoano.co.mz. As palavras eleitas pelos angolanos e pelos moçambicanos serão anunciadas no próximo dia 18 de Janeiro.

   Entretanto, é de sublinhar que a iniciativa da PALAVRA DO ANO® está a servir de inspiração para acções semelhantes noutras latitudes, como por exemplo, na Galiza e na Áustria e também no Brasil.

   A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora e tem como principal objectivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

   A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.
   A partir de agora, inicia-se o trabalho que conduzirá à definição das 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2017.

8 comentários:

  1. Ao longo da minha vida usei tantas vezes a palavra geringonça... Quem diria que seria a palavra do ano :)

    ResponderEliminar
  2. Embora não tenha votado, a minha aposta era na palavra "geringonça".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu votei em "campeões" mas esta também se adequa bem a 2016 :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. a minha eleita era "campeões", mas esta era a minha segunda favorita.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Preferia "campeões" mas esta também se enquadra perfeitamente :)

      Eliminar