Capitães de Areia, de Jorge Amado (novidade)


   Chega esta semana às livrarias portuguesas o romance CAPITÃES DA AREIA, de JORGE AMADO, com prefácio de José Carlos Vasconcelos. Trata-se do quinto livro da Colecção Essencial - Livros RTP que, em edição de capa dura, será disponibilizado aos leitores pelo preço de 10 euros.
   Nesta história crua e comovente, Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de uma beleza, dramatismo e lirismo poucas vezes igualados na literatura universal, a vida de um grupo de meninos de rua da Bahia, na década de 1930. Divididas entre a inocência da infância e a crueza do universo adulto, as crianças têm de lidar com um quotidiano ao mesmo tempo livre e vulnerável, revelando um desamparo e uma fragilidade que, em muitos aspectos, permanecem actuais.

Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido em todo o mundo.
   Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo. De nada adiantou.
   Quando pôde voltar à cena, Capitães da Areia conquistou o grande público e é ainda hoje um dos maiores sucessos do autor.
   Prefaciado por José Carlos Vasconcelos

Sobre o autor
   Jorge Amado (1912-2001), baiano de Itabuna, é um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX e um dos mais difundidos em todo o mundo. Os seus romances estão traduzido em dezenas de línguas e foram adaptados para cinema, teatro e televisão. Entre eles destacam-se Mar Morto, Capitães da Areia, Tenda dos Milagres, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela. Exímio contador de histórias e senhor de uma escrita de grande força dramática e lírica, as personagens dos seus romances são hoje figuras inesquecíveis.

Sobre a Colecção
A “Colecção Essencial - Livros RTP” é um projecto cultural concebido pela RTP em parceria com a LeYa e que consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção de autores de língua portuguesa e de outras línguas. O objectivo desta iniciativa é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do século XX, colocando à disposição do público, por um preço reduzido (10 euros) e ao ritmo de um título por mês, algumas das obras-primas da literatura contemporânea, com prefácios assinados por destacadas personalidades da cultura. A curadoria da colecção é de Zeferino Coelho, um dos mais considerados editores do mundo de língua portuguesa, editor da Caminho, integrada na LeYa. No âmbito desta colecção está prevista a publicação de 25 livros.

0 comentários:

Enviar um comentário