Finalmente, depois de tantos posts, acabo por conseguir trazer-vos o post da Feira Medieval de Alhos Vedros que decorreu entre os dias 29 e 31 de Maio.
Uma vez que a feira é bastante perto da minha casa, consegui estar presente todos os dias, tanto à tarde como à noite. Este ano pude desde logo notar que existiam muito mais tendas com produtos alimentares e que assim sendo a feira começa a estender-se por outras ruas que no ano anterior não estavam ocupadas. A dimensão da feira parece estar então a aumentar, bem como a atrair cada vez mais pessoas pois em certos momentos (principalmente à noite) era mesmo muito difícil circular em algumas zonas de passagem mais estreita.
Os acampamentos também me pareceram mais completos e organizados, ocupando uma maior área e tendo mais rigor na disposição dos objectos. (cliquem nas imagens para as verem em maior dimensão).
Fiquei, como sempre, encantada com os animais que estavam junto ao acampamento. Além das aves, tínhamos também os simpáticos camelos. Contudo, os Bufos e as Corujas são sempre os meus favoritos. Senti falta dos répteis que não tiveram lugar na feira.
Ao longo da feira existiu sempre muita música e animação de rua que não deixava nenhum visitante indiferente. Não sei se só eu senti isto, mas penso que também a animação de rua surgiu em maior quantidade e qualidade do que no ano anterior, o que mais uma vez é um ponto muito positivo.
Além dos animais já referidos anteriormente, nas feiras medievais, regra geral, existem sempre alguns feirantes que levam os seus animais de estimação. Este ano, além de um lobo (que vi no primeiro dia da feira à noite), estavam também presentes diversos cães. Tendo eu um cão, não consigo deixar de gostar um pouco de todos eles e ficar sempre maravilhada com a beleza das diferentes raças.
Algo que posso afirmar nunca ter visto antes, apesar de já ter visitado inúmeras feiras medievais, foi o carrossel medieval que estava colocado junto ao parque das crianças na parte de trás da igreja. Achei que esta invenção é belíssima e muitíssimo original, além do facto de ter todo um trabalho de perfeição de cada uma das peças que pude observar de perto. O mecanismo de funcionamento é totalmente manual pois o carrossel gira apenas quando alguém está a pedalar, como se estivesse a andar de bicicleta. Adorei esta novidade para os mais pequenos!
Uma boa surpresa na tarde de sábado, foi o facto de a "Compal" estar a promover o seu novo sumo de "Maça das Beiras" e estar por isso a oferecer, a cada um dos visitantes, uma garrafinha de modo a podermos provar esta novidade de forma totalmente gratuita. Posso dizer que fiquei fã e foi um miminho muito agradável numa tarde bem quente.
No domingo, ainda consegui assistir a um pouco do torneio de armas a cavalo, ainda que escondida do sol que voltava a estar super quente. Foi como é de se esperar! Contou com bons cavaleiros e a eterna história de uma casa que defende a sua honra batalhando contra outra. Vale sempre a pena assistir, nunca me cansa... e como é óbvio venceu a casa de Alhos Vedros!
Em suma, penso sinceramente que a feira está a ganhar maiores proporções e melhor qualidade e rigor que, nos primeiros anos e mesmo no ano anterior, estavam mais ausentes. O único ponto menos positivo a apontar é o facto de em certos locais existirem passagens muito estreitas. Este facto dificulta a circulação das pessoas pois, com cada vez mais divulgação e mais qualidade, também vêm um maior número de pessoas. Contudo, é mesmo um problema da área onde a feira é realizada e não é de todo fácil de resolver, temos que ter paciência ou evitar circular nas horas de maior afluência. Sendo assim, só me resta dizer que gosto cada vez mais da nossa feira que é pequena em tamanho, mas que se está a tornar muito grande em qualidade.
Até breve...
Comparada à feira da minha terra, na tua hoveram muitos mais "extras". Aqui também não há assim um local de terra batida onde possa haver um torneio de cavaleiros. Em breve, com mais tempo, tambem vou fazet um post sobre a feira que houve na minha terra, apesar de ter sido melhor que no ano passado as pessoas ainda tem vergonha ou preconceito de participar nas actividades. Cá só havia um par de burros, adorava ver um lobo domesticado *.*
ResponderEliminarO lobo era realmente muito lindo mas à noite, não podendo usar o flash, não o pude fotografar. Fico à espera de ver o post sobre a feira medieval da tua terra, quem sabe com os anos também não vai melhorando e as pessoas vão aderindo mais :)
EliminarQue fotos giras!!! Já tenho saudades de ir a uma feira medieval. Com um lobo nunca tive em nenhuma.
ResponderEliminar