Livro Eleanor & Park (Opinião)


Sinopse:
   Dois inadaptados. Um amor extraordinário. Eleanor é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.Park é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder. 

Opinião:
   O que dizer sobre este livro?? Gostei tanto, mas tanto que sinceramente não sei muito bem por onde começar. Ao ver a sinopse pensei que se tratava de mais um romance cliché sobre um rapaz e uma rapariga que não encaixam em local nenhum e no fim encontram-se e vivem felizes para sempre... bem... eu estava enganada. 
   Claro que é verdade que são dois inadaptados, ainda que Park consiga disfarçar esse facto melhor que Eleanor. Contudo, na minha opinião, Eleanor não tem muitas hipóteses de disfarçar que é diferente pois a sua vida é realmente recheada de problemas e essas questões complicadas não lhe dão grande espaço para dissimulação... por outro lado, penso que é algo inerente à personalidade dela, pois ela não tenta que gostem dela... a sua baixa auto-estima faz com que ela pense automaticamente que quando alguém se aproxima dela só o faz para a humilhar. 
   Por sua vez, Park pode à primeira impressão parecer um rapaz cool que está acima de todas as disputas de popularidade mas no fundo ele ganhou esse estatuto porque se encontra à margem das confusões, já foi amigo dos mais populares do grupo, e tem uma família tradicional que deve honrar.
   Para mim, tanto Eleanor como Park estão com problemas na sua vida pessoal, ainda que com dimensões diferentes, e nenhum deles se consegue libertar disso... sentem-se ambos aprisionados até que se conhecem um ao outro. Mas as dificuldades não acabam por aí, o seu primeiro contacto além de extremamente interessante é ainda pouco amigável e a convivência entre ambos não é fácil, apesar de se mostrarem claramente atraídos um pelo outro. 
   A pressão social, é um factor muito presente neste livro que nos leva a pensar sobre o é considerado "normal" e o que a maioria despreza apenas por ser diferente. Contudo, a história vai mostra-nos que a verdadeira beleza está no interior e essa só pode realmente ser vista se pusermos um pouco de lado o exterior.
   A história encontra-se por isso recheada de temas interessante, polémicos e actuais tais como, a violência física e psicológica, a descriminação, a baixa auto-estima, os complexos para com o corpo e  a dificuldade de integração social. E por isso, mais uma vez sublinho que esta história põem-nos a pensar no que realmente importa e no que é supérfluo e socialmente manipulado.
   O facto de tanto Eleanor como Park narrarem capítulos do livro, torna a dinâmica da história muito mais interessante e permite-nos ter uma perspectiva completa dos personagens e das diferentes situações que se desenrolam.
   Por fim, posso dizer-vos que existem momentos extremamente ternurentos e que o final do livro é simplesmente de cortar a respiração e partir o coração... esperava um final diferente mas ao mesmo tempo penso que este é o final ideal para evitar que o livro caia no tal cliché que falei anteriormente.
   Não resisti a fazer uma pesquisa de imagens sobre os personagens do livro e deixo-vos uma montagem que resgatei da internet, do blog  Michele te conta, que tem imagens simplesmente deliciosas, e que a meu ver ilustram perfeitamente as descrições do livro.
   Até breve...

13 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog está fantástico!
    Se puder visite o meu blog e se gostar segue :)
    Beijinhos

    http://queenssecret-anaaraujo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que livro lindo e fofo!!! E aquele final... aiii... fiquei tão irritada embora o perceba claro. Adorei mesmo o livro e só espero que tenha continuação!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste tipo de livro, é uma possível futura compra.

    ResponderEliminar
  4. Este é um dos livros que ainda não li e estou curiosa para o ler, no entanto continuo à espera de uma boa promoção ou passatempo para o ter.
    Lina ;)

    ResponderEliminar
  5. Eis um livro que através das opiniões que li estava desejosa de ler, mas depois da tua opinião, pronto, ainda fiquei pior! Gostei de ler a opinião.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não li, mas tenho curiosidade neste livro

    ResponderEliminar