No passado sábado desloquei-me até Lisboa, ao Centro Cultural de Belém (CCB), pois estava com imensa curiosidade para ver a exposição, realizada em colaboração da revista máxima com a associação Laço, denominada "100 homens, sem preconceitos".
A exposição, tem como objectivo chamar à atenção para os direitos das mulheres (defendendo pois a igualdade de direitos).
"Sinal supremo de uma certa superioridade é a forma como as mulheres sempre lidaram com a supremacia masculina. Usando um chavão machista, só me apetece dizer: Homem que é homem deveria aplaudir a igualdade de género". (Mário Augusto - Jornalista)
No início da exposição, podem observar-se alguns feitos realizados por mulheres que fazem parte da história (esta foto é apenas um exemplo).
Existem também algumas campanhas já realizadas neste mesmo tema, bem como este famoso poster que todos já devemos ter visto em alguma ocasião.
Temos ainda alguns dados estatísticos, que se tornam assustadores em alguns casos, tal como podemos ver na foto abaixo.
Por fim, podem observar-se as brilhantes 100 fotografias de 100 homens famosos que não tiveram qualquer preconceito em calçar saltos altos (10cm) e serem fotografados para fazer parte desta exposição, dando desta forma o seu contributo nesta luta pelos direitos das mulheres.
Cada fotografia é acompanhada por uma frase, escrita pelo próprio homem que está retratado, relacionada com as mulheres e os seus direitos. Vou deixar-vos algumas frases e fotografias que mais me cativaram, nem sempre a frase corresponde ao homem retratado na foto, escolhi mesmo aquelas que foram para mim mais tocantes.
Pedro Abrunhosa - Músico
"Não consigo descrever a minha relação com as mulheres com palavras mais adequadas do que as do escritor checo Karel Capek: "Somos dois, dois para tudo - para o amor, para ser, para a luta e a dor e para as horas de felicidade. Dois para vencer e perder, para a vida e a morte. Dois!."." (Jan Králícek - Stylist)
"As maiores diferenças entre homens e mulheres não são de carácter biológico, resultam de um processo de socialização através do qual adoptamos comportamentos que a sociedade espera de nós... ainda bem que a sociedade não espera que eu calce saltos altos!" (Joaquim Horta - Actor (retratado na foto acima))
Fernando Ribeiro - Músico (vocalista dos Moonspell)
"O mundo é especialmente cruel para as mulheres. Têm de ser lindas, óptimas mulheres, amantes, donas de casa e grandes profissionais, não é justo." (Paulo Macedo - Director Criativo)
"Têm de ser altas, magras, louras, bonitas, bem vestidas. Esta "obrigação" de corresponder aos padrões que os outros estabelecem é uma tirania." (João Tordo - escritor)
André Costa - Modelo
"É preciso deixar de estigmatizar as mulheres que optam por não ter filhos. Chega de chantagem emocional." (Vicente Alves do Ó - Realizador)
Nélson Évora - Atleta
"A violência contra as mulheres revolta-me. Só leis fortes e educação mudarão alguma coisa. Mas vai levar tempo." (Manuel Alves - Criador)
Teria muitas mais frases e fotos (para melhor visualização cliquem nas mesmas) para vos mostrar mas penso que estas já vos proporcionam uma ideia geral de como esta exposição é marcante e de uma beleza diferente de qualquer outra. Estes 100 homens mostraram que não se é menos homem só porque se calça uns sapatos de salto, e muito menos se é menos homem por se defender os direitos das mulheres!
Para mim, estes 100 homens não mostraram só a sua ausência de preconceitos, mas também nos provocaram com frases fortes que nos fazem reflectir e colocam o "dedo na ferida" de muitos estigmas e crenças sociais enraizadas não só em Portugal mas pelo mundo.
Aplaudo a exposição pelas fotos belíssimas, que têm obviamente a sua beleza artística, mas muito mais pelo conceito em si e pelo dizer tudo "sem papas na língua", mencionando coisas que com certeza incomodam muita gente e que essa mesma gente precisa sem dúvida ouvir.
Muitos podem pensar que é um pequeno gesto e que não vai mudar nada... eu acho que é com vários pequenos gestos que chegamos a uma mudança significativa por isso louvo a iniciativa e sublinho que adorei toda a composição geral.
Gostaria de ter ido visitar mais cedo para vos dar tempo de também poderem visitar, se assim o desejassem, mas ainda podem passar pelo CCB hoje e amanhã, pois a exposição termina no dia 02 de Abril e vale cada segundo do nosso tempo.
Até Breve...
Também tive conhecimento dessa exposição mas não consegui visitá-la (nem o consigo fazer até amanhã), mas com grande pena minha pois gostava mesmo de ir! Excelente iniciativa!
ResponderEliminarMuito interessante!
ResponderEliminarPor acaso foi um óptima iniciativa pena não ter conseguido ver :|
ResponderEliminarComeçou um projecto de renovações de Blogs no meu Blog, se quiseres informações fala comigo :)
Xoxo ❤
http://www.wordsofsophie.com/
Nice post :)
ResponderEliminarI am following you on GFC anf facebook. Please follow back.
http://everythingthatclicks.blogspot.com
Hi Carina
ResponderEliminarSo lovely! I enjoyed this post a lot.
Would you like to follow each other? I'd be so happy! :)
http://vkusnosbety.blogspot.com/
Happy weekend. :)
Amiga, após um breve período ausente estou de volta e muito feliz ao ver o novo tema de teu post. Uma exposição de conteúdo importantíssimo para a sociedade, para instigar sempre a igualdade e o respeito ao próximo, independente de género. Fiquei muito contente ao ver que artistas como o Fernando, influente no nosso 'mundo', apoiem essa causa! Bravo, muito lindo mesmo.
ResponderEliminarnice post<3
ResponderEliminarfollow back?
xoxo
Muito interessante! :)
ResponderEliminar