Feira Medieval de Palmela 2017

sexta-feira, setembro 22, 2017


   Palmela convida a viajar no tempo até à época medieval.

   Palco de lutas entre cristãos e mouros, a história regressa ao Castelo para três dias de animação, cultura e aventura.
   Entre o Castelo e o Centro Histórico com bailes e danças populares, jogos tradicionais, demonstrações de armas e torneios, desfiles temáticos, artes de rua e mercado medieval.

   A Feira Medieval de Palmela, em 2017, evoca quatro datas de conquista de Palmela e do seu castelo, durante o século XII, o período de formação da urbe cristã e a preparação da conquista de Alcácer do Sal, em 1217.
   - 1147: Primeira tomada de Palmela pelos portugueses na sequência da conquista de Lisboa. Durante a conquista desta cidade, dez muçulmanos fogem numa canoa transportando mensagens de pedido de auxílio dirigidas ao emir de Évora, que tentam fazer chegar a Palmela; a canoa é perseguida pelos cristãos e os muçulmanos, apavorados, abandonam-na, deixando nela as mensagens.
   - 1165: Segunda tomada de Palmela pelos portugueses, uma vez que o castelo e a povoação haviam sido reocupados pelos muçulmanos pouco depois de 1147. Neste ano de 1165 vários castelos da região são recuperados pelos cristãos.
   - 1165 a 1191: Definição do povoado cristão de Palmela.
   - 1191: Conquista do castelo pelos almóadas, muçulmanos provenientes do Norte de África liderados pelo califa Abu Yacuf Al-Mansur. A fortaleza foi atacada, devastada e incendiada. 
   - 1194 a 1217: As hostes régias e as da Ordem de Santiago recuperam Palmela aos almóadas, entre 1194-95. É então que a Ordem de Santiago instala o seu convento/ quartel-general no castelo e vai fazendo guerra de desgaste aos almóadas de Alcácer, preparando o grande confronto de 1217.
   O comendador-mor da Ordem de Santiago, em Portugal, era Martim Barregão, comendador de Palmela. Este destacado líder vai comandar as hostes da Ordem de Santiago na batalha de Alcácer do Sal (1217) entre cristãos e muçulmanos, cabendo a vitória aos portugueses.

Preços:
   As entradas na Feira Medieval estão sujeitas à aquisição de bilhete de entrada e respectiva pulseira.
Entrada para 1 dia: €2,50
Entrada para 3 dias: €5,00
Visitantes com idade igual ou inferior a 12 anos: entrada gratuita

Horário de Funcionamento:
Dia 22 de setembro, sexta-feira das 17h00 às 24h00;
Dia 23 e 24 de setembro, sábado e domingo das 14h00 às 24h00.

Programa:
Podem consultar o programa completo aqui.


   Esta é uma feira que gosto imenso e que fica perto do meu local de residência. Costumo estar presente todos os anos e fico sempre encantada com as maravilhosas recriações que se fazem neste local mágico. 
   Apesar de se pagar a entrada, o dinheiro gasto vale cada cêntimo devido à qualidade do espaço e das representações. Recomendo a quem morar aqui por perto e tiver curiosidade, ou desejo de passar um fim de semana diferente!
   Posteriormente, irei efectuar um post com os melhores momentos desta feira medieval! Fiquem atentos!
   Até breve...

Poderá também gostar de…

1 comentários

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg