A Filha Desaparecida, de Jane Shemilt (opinião)

quinta-feira, agosto 17, 2017


Sinopse:
   As horas passam mas Naomi não aparece. A noite avança e Jenny desespera. A filha adolescente já devia ter voltado da escola, onde participou numa peça de teatro. A vida de Jenny, uma médica casada com um neurocirurgião de sucesso, está prestes a mudar. 
   Um ano depois da noite fatídica, Naomi continua desaparecida. A polícia procurou em vão e os piores cenários (rapto ou homicídio) parecem hipóteses remotas. A busca obsessiva de Jenny, que não desiste da filha, sugere outra explicação: as pessoas em quem confiava e que julgava conhecer têm escondido segredos – sobretudo a própria Naomi. 
   A Filha Desaparecida é um bestseller internacional.

Opinião:
   Li este livro há algum tempo, quando vi a sinopse achei que seria um excelente livro carregado de mistério, tal como eu gosto dentro deste género literário.
   Desde o início, nota-se imediatamente que a escrita é fluída, de fácil leitura e que vai prendendo o leitor devido ao suspense e mistério que estão sempre a tomar conta de toda a história. Foi um estilo de escrita que apreciei imenso devido à carga emocional que é colocada nas palavras, ficamos a compreender profundamente o que um dado personagem sente, é como se nós próprios o pudéssemos sentir também.
   Por outro lado, considero que o livro peca um pouco por falta de acção, a narrativa segue muito linear durante grande parte da história, e se não fosse o suspense que se cria, creio que algumas pessoas se sentiriam tentadas a abandonar a leitura. 
   Contudo, foi um livro que me cativou bastante devido à forma como é apresentado. Esta história chega-nos contada em dois espaços temporais distintos, presente e passado. Penso que este facto acaba por levar a uma melhor compreensão de certas situações e contribui para o suspense que já mencionei anteriormente. 
   As mudanças temporais, dão-nos ainda uma melhor visão sobre a Jenny, pois conseguimos ver como esta se sentia, e como era a sua vida, antes e depois do desaparecimento da sua filha Naomi. Ficamos assim com uma real percepção do quanto este acontecimento a afectou.  
   Este é um livro que nos mostra o quanto a adolescência é uma fase difícil, tanto para os adolescentes como para os pais, pois os segredos e mentiras acabam por marcar e mudar fortemente o sentido dos factos e da história.
   Ao longo da narrativa várias peças inesperadas vão sendo encaixadas e o final acaba por ser muito diferente daquele que eu esperava ao longo da leitura. Não posso dizer que tenha ficado cem por cento satisfeita e espera algo mais uma vez que, a meu ver, o resto do livro acaba por ser muito bem conseguido, merecendo por isso um final melhor.
   Ainda assim, foi uma boa leitura e recomendo a todos os que gostam deste tipo de literatura, com muito suspense e revelações surpreendentes. 

Classificação:

Poderá também gostar de…

5 comentários

  1. Não li o livro. Mas pelo que a Catarina diz pela sinopse parecia um livro interessante. Obrigada pelo post.

    ResponderEliminar
  2. Li também este livro e o final realmente não é o que se espera. Mas não deixou de ser surpreendente. Eu até gostei do facto de fugir ao felizes para sempre :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li este livro mas acho que iria gostar...sem estar à espera de uma leitura excepcional.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Ganhe dinheiro online

A autora deste blog diz

 photo 4df5ac71-4249-4446-b2f6-16f8fbf99138_zpszhyndcg4.jpg